Distrito Federal está entre as três únicas cidades do país reconhecidas pela OSC Ação da Cidadania por ações efetivas em nutrição e combate à fome.

O Distrito Federal foi uma das três cidades brasileiras a receber o Selo Betinho, reconhecimento concedido pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Ação da Cidadania. A premiação, que ocorre pela primeira vez, destacou o trabalho de excelência do Governo do Distrito Federal (GDF) em segurança alimentar e nutricional. A informação foi compartilhada pela vice-governadora Celina Leão (PP), que celebrou a conquista nas redes sociais. “Receber o Selo Betinho é uma honra imensa!”, escreveu.

Além do DF, apenas Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) foram contempladas com o selo. A premiação considera critérios rigorosos e visa estimular políticas públicas eficazes no combate à fome e na promoção da alimentação adequada. “Mostra a excelência do trabalho desenvolvido por este GDF para garantir a segurança alimentar e nutricional da nossa população”, afirmou Celina.

Para conquistar o selo, é necessário cumprir ao menos 70% das 36 metas estabelecidas pela Ação da Cidadania em parceria com o Instituto Comida do Amanhã, além de atender a todos os objetivos obrigatórios. Essas metas são organizadas em três grandes eixos: adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), implementação de políticas públicas, inclusive emergenciais, e transparência nas ações.

A vice-governadora destacou ainda algumas das principais iniciativas do GDF que contribuíram para a conquista. “Destaque para iniciativas como o Cartão Prato Cheio e os restaurantes comunitários, além da nossa agricultura familiar”, finalizou.