Na semana que antecede o Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril, a população de Brazlândia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol passa a contar com um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O serviço da Região de Saúde Oeste foi inaugurado nesta semana, em cerimônia no auditório do Hospital Regional da Ceilândia (HRC). Além de gestores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), participaram da solenidade representantes dos trabalhadores, do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF), Ministério da Saúde (MS) e Ministério Público do Trabalho (MPT).
Os esforços para ampliar e fortalecer as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) vêm acumulando grandes resultados desde o início do ano. O Cerest Norte e o Cerest Oeste foram criados a partir da publicação do Decreto Nº 46.747, em 15 de janeiro. Já estavam em operação as unidades das regiões Sudoeste e Sul. “Ver que o DF está comprometido em abrir as portas, em expandir os serviços em Saúde do Trabalhador, é algo realmente a ser celebrado”, afirmou o coordenador-geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do MS, Luís Henrique da Costa Leão, durante a inauguração do Cerest Oeste.
A realização de atividades educativas e o incentivo à notificação compulsória de agravos à saúde do trabalhador são parte das ações prioritárias do serviço de referência | Foto Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF
Transformação
Apesar da região de Saúde Oeste ser uma das mais populosas do Distrito Federal (DF), com mais de 520 mil habitantes, as notificações na área representam cerca de 9% do total de doenças e agravos relacionados ao trabalho do DF. A reversão do cenário de subnotificação é o principal objetivo da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS). “Hoje nós temos o orgulho de trazer para este lugar uma referência de cuidado. Um lugar capaz não apenas de acolher e ouvir o trabalhador, mas, principalmente, trazer evidências, antecipar riscos e promover a prevenção na Saúde do Trabalho”, explicou o subsecretário Fabiano dos Anjos.
Entre 2022 e 2024, é possível verificar um aumento de 86,6% dos registros de doenças e agravos relacionados ao trabalho – de 545 para 1.017, segundo dados apresentados no Boletim Epidemiológico em Saúde do Trabalhador. A realização de atividades educativas e o incentivo à notificação compulsória de agravos são parte das ações prioritárias do serviço de referência, conforme destacou o procurador do trabalho no Distrito Federal e no estado de Tocantins, Leomar Daroncho. “O Cerest tem uma grande missão que é ajudar a revelar este universo do qual muitos trabalhadores sequer reconhecem que são parte. Informar e levar esclarecimento para que façam a relação entre as suas condições de saúde e as suas atividades laborais é uma função importante deste serviço”, indicou o membro do MPT.
Atendimento
A inauguração do serviço dedicado à região de Saúde Norte, que compreende as regiões administrativas de Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal, tem previsão para ocorrer ainda neste semestre. Os usuários podem buscar atendimento do Cerest Oeste de forma presencial, por meio do e-mail cerest.oeste@saude.df.gov.br ou via representações sindicais, Ouvidoria da SES, Ministério Público ou Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
0 Comentários