Centro de Educação da Primeira Infância Pitangueiras atenderá crianças da região com infraestrutura moderna e acessível.

A Vila Telebrasília recebeu, nesta quarta-feira (19), sua primeira creche pública, o Centro de Educação da Primeira Infância (CEPI) Pitangueiras. Com uma área de 1.800 m² e um investimento de R$ 4,8 milhões, a unidade foi construída por meio de uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Governo do Distrito Federal (GDF). Durante a inauguração, o governador Ibaneis Rocha (MDB) também assinou a ordem de serviço para a construção de 2 km de calçadas na região.

Ao discursar no evento, Ibaneis reafirmou o compromisso de garantir vagas para todas as crianças do Distrito Federal até o fim de sua gestão. “É uma prioridade do nosso governo e do ministro Camilo Santana para que possamos avançar cada vez mais na inclusão das crianças na rede pública”, destacou. O governador também criticou a falta de investimentos anteriores na Vila Telebrasília. “Infelizmente, os ex-governadores não olharam para esta região, mas nós estamos mudando essa realidade”, disse.

Atualmente, cerca de 3 mil crianças ainda aguardam vagas em creches no DF, número que já foi de 26 mil no início da atual gestão, segundo Ibaneis. Ele anunciou que, até o fim do mandato, além da eliminação da fila de espera, serão entregues 40 mil novas vagas em escolas públicas. “Nosso objetivo é garantir que nenhuma criança fique fora da sala de aula”, ressaltou.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, explicou que a creche funcionará por 10 horas diárias, permitindo que os pais trabalhem com mais tranquilidade. “Temos uma sala de amamentação onde as mães podem vir alimentar seus bebês a qualquer momento. Essa estrutura assegura um ambiente acolhedor e educativo desde a primeira infância”, afirmou.