Medida visa reduzir crimes e violência urbana associados ao funcionamento noturno desses estabelecimentos.

As distribuidoras de bebidas do Distrito Federal terão horário de funcionamento limitado a partir desta semana. A nova regra, que passou a valer imediatamente, foi oficializada por meio de uma portaria conjunta assinada pelos secretários Sandro Avelar (Segurança Pública) e José Humberto (Governo) e publicada no Diário Oficial do DF (DODF).

A portaria determina que os estabelecimentos só poderão operar das 6h à meia-noite, abrangendo áreas comerciais, mistas e também regiões residenciais. A decisão, segundo o governo, foi baseada em estudos da Secretaria de Segurança Pública, que apontam uma correlação direta entre o funcionamento prolongado das distribuidoras e o aumento da violência urbana.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, as distribuidoras que operam durante a madrugada estão frequentemente associadas a casos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes graves. “Essa restrição atende a um objetivo claro de prevenção. Já temos registros de assassinatos cometidos com armas de fogo e armas brancas nas proximidades desses locais, além da intensificação do comércio ilegal de entorpecentes”, informou a pasta.

A medida tem o apoio do deputado Hermeto (MDB), líder do governo na Câmara Legislativa do DF. Para ele, a limitação de horário é fundamental para conter a criminalidade. “Essa ação vai ajudar, e muito, a reduzir os casos de crimes que ocorrem principalmente na madrugada, nas regiões próximas às distribuidoras de bebidas”, declarou o parlamentar.

O governo acredita que, com o novo horário, será possível coibir a permanência de aglomerações e situações de risco durante a madrugada, oferecendo mais segurança à população. A expectativa é de que os efeitos da nova norma já comecem a ser percebidos nas próximas semanas, especialmente nas áreas residenciais afetadas por esse tipo de comércio.