
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta quarta-feira (5/3) a investigação contra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que apurava uma suposta omissão durante os atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023. A decisão seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que concluiu não haver elementos suficientes para dar continuidade ao inquérito.
Em sua manifestação, a PGR destacou que não foram identificados atos de Ibaneis Rocha que indicassem tentativa de alterar planejamentos, desfazer ordens das forças de segurança, omitir informações a autoridades federais ou impedir a repressão aos manifestantes durante os atos de vandalismo e invasão.
O ministro Alexandre de Moraes ressaltou a colaboração do governador durante as investigações, mencionando que Ibaneis compareceu voluntariamente à sede da Polícia Federal e forneceu espontaneamente seus aparelhos celulares para análise.
Em resposta à decisão, Ibaneis Rocha expressou sua satisfação e confiança na justiça:
“Estou muito feliz com essa notícia! Sempre acreditei na justiça. Sou brasiliense, advogado e o primeiro governador nascido em Brasília. Tenho certeza de que sempre cuidei e sempre cuidarei da minha cidade, que tanto amo. Defenderei sempre a democracia. É um momento de extrema felicidade. Agradeço a Deus.”
O arquivamento do inquérito representa um alívio para o governador, que havia sido afastado do cargo por 66 dias após os eventos de 8 de janeiro, retornando às suas funções em março de 2023.
0 Comentários