Além do Sisu, as notas do Enem são essenciais para aqueles que desejam ingressar no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Nesta segunda-feira (13), às 10h (horário de Brasília), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os candidatos poderão consultar suas notas na Página do Participante.
O Enem, realizado nos dias 3 e 10 de novembro de 2024, é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Além de divulgar os resultados, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep promoverão uma coletiva de imprensa para apresentar os dados detalhados desta edição do exame.
De olho no Sisu
Com o resultado em mãos, os estudantes poderão usar suas notas para concorrer a vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o programa começam no dia 17 de janeiro e vão até as 23h59 do dia 21, exclusivamente pela internet, no site oficial do Sisu.
De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão escolher até duas opções de curso. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.
Podem participar do Sisu os estudantes que concluíram o ensino médio, realizaram o Enem 2024 e não zeraram a redação. As inscrições começarão no dia 17 de janeiro.
Fies: financiamento para cursos superiores
Além do Sisu, as notas do Enem são essenciais para aqueles que desejam ingressar no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em 2025, o programa oferecerá 112 mil novas vagas de financiamento para cursos de graduação em instituições privadas, sendo 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo.
O Fies é uma alternativa importante para estudantes que buscam uma graduação em faculdades particulares com condições de pagamento facilitadas.
Bolsas de estudo pelo Prouni
Outra oportunidade para os participantes do Enem 2024 é o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior.
Para concorrer às bolsas, o estudante precisa ter progresso, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do Enem e não pode ter zerado a redação.
Porta de entrada para o ensino superior
O Enem é um dos exames mais importantes do Brasil, sendo utilizado como prêmios de seleção para universidades públicas e privadas, além de possibilitar o acesso a programas como o Fies e o Prouni. Com os resultados divulgados, os estudantes darão o primeiro passo rumo aos seus sonhos acadêmicos e profissionais.
Agenda Capital
0 Comentários