O prefeito Cristiomário Medeiros (centro) e o vice Zezinho do Planalto (esq.), de Planaltina, tomaram posse esta manhã (Foto: Divulgação)

Prefeitos que estão sendo empossados hoje no Entorno Sul e Norte falaram ao Jornal Opção Entorno sobre suas prioridades e metas para o novo ciclo. As propostas incluem melhorias em áreas como saúde, educação, infraestrutura e geração de empregos. Os novos gestores enfatizaram a necessidade de planejar estratégias eficazes para atender às principais demandas dos cidadãos.

Para implementarem seus projetos, vão ter de dialogar com as Câmaras Municipais, que também estão renovando hoje sua composição, com a posse dos vereadores eleitos no último pleito.

Nesta manhã, Planaltina, Formosa e Cocalzinho formalizaram o início dos mandatos de seus gestores para o período de 2025 a 2028. À tarde, será a vez dos municípios de Luziânia, Novo Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas, Cristalina e Padre Bernardo.

Para a doutoranda em ciência política Andreia Maidana, mais do que uma mera formalidade para outorga de responsabilidades e poderes, a posse dos prefeitos é, verdadeiramente, o revigoramento da democracia. “Este ato formal está associado diretamente à descentralização política, o que significa que a tarefa de construção de instituições democráticas e políticas públicas não se restringem às instituições nacionais, ao Executivo Nacional”, explica.

Segundo Andreia, a prefeitura tem uma ligação mais direta com a população e, por isso, as eleições municipais têm suas particularidades, tanto por parte dos candidatos, quanto pelos eleitores. “Hoje, assumem prefeitos reeleitos e novos prefeitos. Essa alternância periódica nos executivos municipais oxigena a democracia representativa e, consequentemente, fortalece o sistema político brasileiro”, avalia.

Fortalecendo parcerias

O prefeito de Planaltina de Goiás, Cristiomário Medeiros (PP), inicia seu segundo mandato com a promessa de consolidar os avanços da primeira gestão. Ele frisa a importância de intensificar ações nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, além de manter a transparência e o diálogo com a população.

Para viabilizar seus projetos à frente do município, sua ideia é fortalecer parcerias com o governador Ronaldo Caiado (UB), o vice-governador Daniel Vilela (MDB) e o deputado federal Célio Silveira (MDB), para garantir mais verbas e impulsionar projetos essenciais. “Com esses apoios, traremos mais recursos para Planaltina e vamos acelerar o desenvolvimento da cidade”, enfatiza.



A primeira prefeita de FormosaSimone Ribeiro promete uma gestão correta e comprometida com o município (Foto: Divulgação)

Apesar de ter de lidar pela frente com um rombo nas contas municipais deixado pelo antecessor, Simone Ribeiro (PL), primeira mulher a chefiar o Executivo em Formosa, começa seu mandato com confiança e o otimismo. “Encontramos uma cidade com grandes problemas, mas vamos trabalhar para reverter esse quadro. A gestão correta fará o dinheiro aparecer, e tudo se alinha”, afirma.

A solenidade de posse da prefeita foi prestigiada, com a presença de várias autoridades, como a ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro.

Simone diz que a primeira fase de seu governo será voltada para a zeladoria e limpeza do município, com especial atenção ao combate à dengue. “Vamos mobilizar as secretarias e a população para limpar a cidade e reduzir o impacto da doença nos próximos meses”, finaliza.




Mais prosperidade para LuziâniaDiego Sorgatto: “Os próximos quatro anos serão ainda mais prósperos para Luziânia” (Foto: Divulgação)

Pronto para mais um quadriênio à frente da Prefeitura de Luziânia, Diego Sorgatto (UB) reflete sobre os desafios e conquistas obtidos durante o seu primeiro mandato e compartilha seus próximos projetos. Segundo ele, a conquista do posto máximo do Executivo municipal significou a realização de um sonho. “Durante esse período, trabalhamos arduamente para cumprir nossos compromissos e entregar resultados à população”, afirma.

Ele menciona que o início da gestão foi marcado por grandes dificuldades financeiras. “Recebemos a prefeitura com mais de R$ 40 milhões em dívidas e sem recursos em caixa. Mas com ações fiscais rigorosas, conseguimos colocar as contas em dia e começamos a transformar Luziânia”, relata.

Diego cita, com orgulho, uma de suas maiores realizações nos primeiros quatro anos como prefeito: o programa Tarifa Zero, que já emitiu mais de 4 milhões de passagens em um ano. “É o maior programa social da história da cidade, focado na mobilidade urbana”, garante.

Outro ponto forte foi o programa Opera Luziânia, que realizou mais cirurgias eletivas em quatro anos do que as gestões anteriores juntas em uma década. Sorgatto agradece à população pela confiança. “Fizemos muito, mas os próximos quatro anos serão ainda mais prósperos para Luziânia”, assegura.

O prefeito anuncia que a infraestrutura será a principal prioridade de sua segunda gestão. “No primeiro mandato, as dificuldades financeiras e a pandemia não permitiram um avanço significativo nessa área. Agora, vamos focar na pavimentação asfáltica e na construção de galerias de águas pluviais em todos os bairros, melhorando a qualidade de vida e promovendo o desenvolvimento local”, anuncia.


Promessa de continuidadeCarlinhos do Mangão: ações com resultados rápidos e visíveis para a população (Foto: Divulgação)

Já em Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL) apresenta suas prioridades para o início de seu segundo mandato como prefeito. “Meu foco principal é trabalhar para o povo de Novo Gama. Nos primeiros meses, vamos priorizar a saúde, dando continuidade à construção do hospital e à maior oferta dos serviços médicos, com mais unidades de atendimento e aprimoramento do sistema de marcação de consultas”, destaca.

Ele também diz que quer investir na educação, com instituições de ensino bem estruturadas e professores valorizados. “Pretendemos reformar escolas e criar novos centros de educação infantil para atender à demanda crescente”, informa.

Outro ponto essencial é a limpeza e a organização urbana, com melhorias nas vias públicas, ampliação dos serviços de coleta de lixo e aprimoramento da infraestrutura da cidade, incluindo obras de pavimentação e revitalização de ruas nos bairros que mais precisam. “Queremos iniciar este mandato com ações que tragam resultados rápidos e visíveis para a nossa população”, resume o prefeito.

Mangão enfatiza, ainda, a importância de parcerias para alcançar os objetivos propostos. “Sabemos que, sozinho, o município não consegue fazer tudo; então nosso objetivo é continuar dialogando com o governo estadual. Temos alianças excelentes com deputados que vêm nos ajudando bastante e pretendemos fortalecer essas parcerias durante os próximos anos”, frisa.

Além disso, o gestor deseja continuar trabalhando em programas habitacionais e de geração de emprego, aproveitando cada oportunidade para trazer investimentos que beneficiem a população. “Meu compromisso é levar a realidade de Novo Gama para as mesas de negociação e garantir que nosso município seja priorizado nas políticas públicas”, pontua.

Neste segundo quadriênio à frente do município, Mangão enumera outras ações: “Planejamos ampliar a rede de iluminação pública com lâmpadas de LED, oferecendo mais segurança para os moradores. Vamos investir em esportes e cultura, e dar prosseguimento aos cursos gratuitos, que têm dado excelentes resultados”, conclui.

Novo ciclo em Valparaíso


Marcus Vinicius (à dir.) com o vice Waguinho: “É uma honra liderar uma das maiores cidades do estado” (Foto: Divulgação)

Em Valparaíso de Goiás, Marcus Vinicius (MDB) faz sua estreia na cadeira do Executivo municipal com o apoio de figuras políticas importantes, como o agora ex-prefeito Pábio Mossoró (MDB). “É uma honra liderar uma das maiores cidades do estado”, afirma o novo gestor. Ele reconhece a importância da posse como o marco inicial de um novo ciclo para Valparaíso: “Assumo com humildade e determinação, ciente dos desafios e da confiança que a população depositou em mim”.

Marcus destaca que as primeiras ações em seu mandato serão voltadas para a criação de um transporte público eficiente, uma das maiores demandas da população. Além disso, ele se compromete a resolver problemas urgentes, como buracos nas ruas e limpeza urbana.

Com o aval de lideranças políticas, ele acredita que Valparaíso dará início a um período de avanços significativos. “Unidos, podemos construir uma gestão que trará resultados concretos, transformando a cidade em um exemplo para a região do Entorno e para todo o Estado de Goiás”, enfatiza.

Força feminina


Jessica do Premium: “Vamos trabalhar arduamente para trazer recursos e melhorias para nossa cidade” (Foto: Divulgação)

Primeira mulher a conquistar a chefia do Executivo de Santo Antônio do Descoberto, Jessica do Premium (UB) reflete sobre o significado histórico e pessoal de ser empossada como prefeita. “A posse marca o início de uma jornada que Deus me mostrou. Vamos trabalhar arduamente para trazer recursos e melhorias para nossa cidade”, afirma.

Jessica também compartilha suas prioridades para o início da gestão. “Nosso primeiro passo será fazer o município funcionar, enfrentando os desafios mais urgentes nas áreas de saúde, educação e infraestrutura”, declara.

Fonte: Jornal Opção