O Governo do Distrito Federal (GDF) e o governo federal realizaram, nesta sexta-feira (31), uma visita técnica às obras do Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRMB) de Sol Nascente. Foto: Vinicius de Melo/SMDF

A unidade contará com salas de atendimento, brinquedoteca, recepção e áreas de convivência, oferecendo suporte psicológico, orientação jurídica e capacitação para inserção no mercado de trabalho

O Governo do Distrito Federal (GDF) e o Governo Federal realizaram, nesta sexta-feira (31), uma visita técnica às obras do Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRMB) de Sol Nascente. Acompanhada pela secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, e pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a vice-governadora Celina Leão (PP) destacou a importância do novo equipamento público, que está em fase final de construção e promete se tornar um marco no atendimento às mulheres da região.

Com um investimento de aproximadamente R$ 8,8 milhões, dividido entre o GDF e o Governo Federal, a Casa da Mulher Brasileira terá uma estrutura moderna e voltada para o acolhimento, capacitação profissional e suporte psicossocial. O valor abrange a obra e a aquisição de mobiliário e equipamentos, e a expectativa é que o espaço esteja totalmente pronto, com todos os itens necessários, já em março deste ano.

Celina Leão ressaltou o impacto positivo da iniciativa, especialmente em uma área de vulnerabilidade social como o Sol Nascente, que tem enfrentado altos índices de violência contra as mulheres. “A Casa da Mulher Brasileira será um ponto de referência para garantir os direitos e a cidadania das mulheres, além de ser um espaço de formação e capacitação profissional. Essa é uma área que precisa de uma atenção especial e este equipamento público será fundamental para garantir os direitos das nossas mulheres”, afirmou a vice-governadora.Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRMB) de Sol Nascente. Foto: Vinicius de Melo/SMDF


A unidade contará com salas de atendimento, brinquedoteca, recepção e áreas de convivência, oferecendo suporte psicológico, orientação jurídica e capacitação para inserção no mercado de trabalho. A secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, também destacou a importância da presença da ministra Cida Gonçalves, que acompanhou os últimos ajustes da obra. “O Sol Nascente é uma prioridade para o governo, e estamos garantindo que os serviços cheguem mais perto das mulheres e da comunidade”, afirmou a secretária.

Além da unidade de Sol Nascente, outros três Centros de Referência da Mulher Brasileira estão em fase de conclusão em diferentes regiões do Distrito Federal, nos bairros Sobradinho II, Recanto das Emas e São Sebastião. Juntos, esses centros formam uma rede de apoio que busca fortalecer o poder das mulheres e oferecer suporte integral, com foco em áreas como saúde, segurança e autonomia financeira.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, reforçou o papel do CRMB como um espaço essencial para as mulheres. “Este centro é um local de acolhimento e fortalecimento, oferecendo apoio psicológico, social e jurídico, além de contribuir para o empoderamento das mulheres da região”, afirmou Cida.


Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRMB) de Sol Nascente. Foto: Vinicius de Melo/SMDF

Durante a visita, Celina Leão também esteve no Instituto Solidário Leninha, onde anunciou a implantação de um curso de corte e costura, atendendo a uma demanda da comunidade. “Essas ações são fundamentais para garantir mais oportunidades e autonomia para as mulheres. Estamos trabalhando para ampliar esses programas e dar suporte a todas as mulheres do Distrito Federal”, concluiu a vice-governadora.

Com a Casa da Mulher Brasileira, o GDF e o governo federal reforçam seu compromisso com a garantia dos direitos das mulheres, promovendo espaços de acolhimento e oferecendo oportunidades para que elas possam ter uma vida mais digna e autônoma.