(Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)

Unidade especializada da PMDF garante segurança e suporte às missões diplomáticas e visitantes da capital federal.

Com mais de 130 embaixadas e uma ampla comunidade internacional, Brasília conta com o apoio do Batalhão Barão do Rio Branco (5º BPM) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Este batalhão desempenha um papel fundamental na segurança de autoridades estrangeiras e no cumprimento da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, que rege a atuação de missões diplomáticas em território estrangeiro.
Policiamento especializado

Com um efetivo de 66 policiais bilíngues fluentes em idiomas como inglês, espanhol, francês e italiano, além de conhecimentos em alemão, russo e árabe, o 5º BPM se destaca pelo atendimento diferenciado. Os policiais, que utilizam boinas azuis em referência aos PeaceKeepers da ONU, demonstram um compromisso com a segurança e a diplomacia.

De acordo com o major Anderson Pinheiro, a atuação do batalhão vai além de questões criminais, abrangendo suporte a diplomatas e às comunidades estrangeiras em demandas cotidianas. “Lidamos com situações que incluem apoio logístico e questões que exigem conhecimento das imunidades diplomáticas, garantindo um serviço eficiente e respeitoso,” explica.

Treinamento e experiência internacional

Os policiais do 5º BPM passam por treinamento técnico-profissional, abordando a Convenção de Viena, legislação internacional e protocolos de segurança de dignitários. Muitos integrantes possuem experiência em missões no exterior, como o comandante interino, major Diogo Aguiar, que serviu no Sudão do Sul em uma missão de paz da ONU.

“O policiamento diplomático não só reforça a imagem de segurança do Brasil, mas também promove a receptividade do país no cenário internacional,” afirma Aguiar. O batalhão realiza rondas, escoltas de autoridades estrangeiras e suporte em eventos internacionais, além de manter um canal direto de contato com as embaixadas.

Atribuições adicionais


Além do policiamento diplomático, o 5º BPM é responsável pela segurança em áreas como o Lago Sul, setores de Embaixadas Sul e Norte, e em pontos turísticos como a Catedral Metropolitana e o Congresso Nacional. O batalhão também apoia eventos organizados pela Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF).O major Diogo Aguiar, comandante em exercício do 5º BPM, já serviu em missão de paz da ONU no Sudão do Sul, na África

O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, ressalta a importância do policiamento especializado: “A segurança pública é indispensável para consolidar Brasília como um destino atraente e seguro para turistas e moradores.”

Impacto no cenário internacional

A atuação do Batalhão Barão do Rio Branco projeta Brasília como um modelo de segurança e hospitalidade para a comunidade diplomática. Com treinamento de excelência, um efetivo capacitado e uma abordagem integrada, a unidade se reafirma como essencial para a proteção de autoridades e visitantes, além de contribuir para a imagem positiva do Brasil no exterior.