Levantamento busca mapear perfil e necessidades de moradores em situação de vulnerabilidade no DF
Brasília, 1 de janeiro de 2025 – O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) inicia em janeiro a coleta de dados para o 2º Censo Distrital da População em Situação de Rua. O levantamento, realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), tem como objetivo identificar o perfil e as necessidades das pessoas que vivem nessa condição, fornecendo subsídios para a criação e execução de políticas públicas.
A pesquisa utiliza um questionário estruturado para coletar informações sociodemográficas, como sexo de nascimento, orientação sexual, raça/cor, idade, nacionalidade e situação migratória. Também são abordados dados sobre o tempo em situação de rua, histórico de residência no DF, benefícios governamentais recebidos e a existência de crianças sob responsabilidade do entrevistado.
A primeira edição do censo foi realizada em 2022. Desde então, a periodicidade bianual foi oficializada pelo Decreto nº 45.474, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em fevereiro de 2024.
Os resultados dessa iniciativa servirão como base para direcionar ações do governo do Distrito Federal, visando à inclusão social e ao atendimento das necessidades dessa parcela vulnerável da população.
0 Comentários