O evento será realizado em 11 de dezembro, às 14h | Foto: Divulgação/FEMJ-DF

Durante o evento será assinada a portaria que cria o Observatório da Família Sustentável; encontro focará em 17 eixos que impactam diretamente a qualidade de vida e bem-estar dos brasilienses.
 Agência Brasília*

Em alusão ao Dia Nacional da Família, celebrado em 8 de dezembro, a Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF) prepara o primeiro Seminário Distrital da Família com representantes de entidades relacionadas ao desenvolvimento da família no DF.

O evento será realizado em 11 de dezembro, às 14h, na Secretaria da Família e Juventude, auditório da Família, no Setor Comercial Sul, Quadra 04, 6° andar – Asa Sul. Os interessados poderão inscrever-se por este link. Na ocasião, será apresentado o Plano Distrital da Família e assinada a portaria que institui o Observatório da Família Sustentável.

O Plano Distrital contempla 17 áreas que impactam diretamente a qualidade de vida e bem-estar das pessoas nas áreas de habitação, novas tecnologias, educação, saúde, segurança, meio ambiente, transporte, acessibilidade, esporte e lazer, entre outras. Ele é dividido em blocos que contemplam os assuntos de combate à pobreza econômica, combate à insuficiência de tempo e combate ao déficit emocional. Temas importantes e que serão abordados durante o Seminário.

Cada bloco, com seus respectivos eixos de atuação, detalhados no Plano, recebeu metas a serem cumpridas por meio da elaboração de políticas públicas nos próximos anos. A participação da população foi feita por meio de consulta pública lançada no ano passado e também durante as Conferências Distritais realizadas pela secretaria. Além disso, os órgãos do governo contribuíram no envio de sugestões.

“Um aspecto fundamental do Plano Distrital da Família é a participação ativa da comunidade na sua elaboração, implementação e monitoramento. Isso garante que as necessidades reais das famílias sejam levadas em consideração e que as soluções sejam culturalmente sensíveis e socialmente relevantes. Além disso, ao envolver as famílias no processo de tomada de decisão, o plano promove o empoderamento e a autonomia das famílias, capacitando-as a assumir um papel ativo em seu próprio desenvolvimento”, destaca o secretário da pasta, Rodrigo Delmasso.

Já a criação do Observatório, tem como objetivo de monitorar e dar publicidade às ações governamentais relacionadas à promoção de famílias sustentáveis em consonância com a Declaração de Veneza para Famílias Sustentáveis.

Dentre as atribuições do Observatório destacam-se a promoção e a articulação entre órgãos públicos, entidades da sociedade civil e organismos internacionais para a implementação de boas práticas voltadas à família; às ações e recomendações para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à sustentabilidade das famílias; e divulgação de estudos, pesquisas e boas práticas relacionados à sustentabilidade e ao fortalecimento das famílias.

*Com informações da Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal (SEFJ-DF)