(Foto: Divulgação/SMDF)

Iniciativa busca apoiar mães atípicas com ações de saúde, capacitação e inclusão social

Brasília, 4 de dezembro de 2024 – A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), em parceria com o Instituto Cultural Social do Distrito Federal (INCS), lançou nesta terça-feira (3) o projeto Mães Mais que Especiais, um programa inédito criado para atender mães atípicas – aquelas que são cuidadoras principais de filhos com necessidades especiais ou condições específicas de saúde e desenvolvimento. A iniciativa, prevista no edital 001/2024, abrange saúde integral, autonomia econômica, cultura, lazer, desenvolvimento social e ações educativas.

Com previsão de beneficiar 6 mil pessoas em seis regiões administrativas, o projeto promove serviços essenciais e conscientização sobre políticas públicas inclusivas. “Esse programa é um marco nas políticas públicas do DF, pois acolhe e fortalece mães atípicas, oferecendo novas perspectivas de vida para elas e suas famílias”, destacou Giselle Ferreira, secretária da Mulher.
Cinco eixos de atuaçãoSaúde Integral: Serviços como atendimentos odontológicos, terapias ocupacionais, yoga, palestras preventivas e apoio psicológico.
Autonomia Econômica: Oficinas de beleza, treinamentos em tecnologia, mentorias e educação financeira.
Educação, Cultura e Lazer: Atividades lúdicas para filhos, oficinas de artesanato, apresentações artísticas e vídeos acessíveis.
Desenvolvimento Social: Orientação jurídica, acesso a benefícios sociais e apoio para integração em políticas públicas.
Informação e Divulgação: Materiais educativos e vídeos sobre os programas da SMDF para disseminação de informações qualificadas.

“Queremos alcançar cerca de mil pessoas por cidade, empoderando-as com capacitação, acesso à saúde e suporte social. A transformação promovida por este projeto terá impacto duradouro”, reforçou Giselle Ferreira.

Cronograma e inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site oficial do projeto ou presencialmente nos eventos.
Ceilândia: 9 a 14 de dezembro de 2024 – Praça da Bíblia
Santa Maria: 20 a 25 de janeiro de 2025 – Ao lado da Administração Regional
Planaltina: 17 a 22 de fevereiro de 2025 – Praça da Administração Regional
Samambaia: 17 a 22 de março de 2025 – Centro Urbano Samambaia Sul
São Sebastião: 28 de abril a 3 de maio de 2025 – Q. 101 Conjunto 08
Sol Nascente/Pôr do Sol: 9 a 14 de junho de 2025 – SHSN VC 311, Trecho II

O projeto busca não apenas atender às demandas imediatas dessas mães, mas também criar um legado de inclusão e fortalecimento comunitário.