(Fotos: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília)
Ação vai beneficiar 600 mulheres em situação de vulnerabilidade entre novembro e janeiro
O projeto “Reconstruindo Sorrisos”, que visa restaurar a autoestima e capacitar profissionalmente mulheres em situação de vulnerabilidade social, chega à Região Norte do Distrito Federal para promover atendimentos odontológicos gratuitos e cursos profissionalizantes. Com início previsto para 4 de novembro e término em 31 de janeiro, a iniciativa deve beneficiar cerca de 600 mulheres. A terceira edição foi lançada nesta quinta-feira (31) no Palácio do Buriti, contando com a presença da governadora em exercício Celina Leão, que destacou o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) em buscar maneiras de transformar o projeto em um programa permanente. As inscrições podem ser feitas pelo site reconstruindosorrisosdf.com.br ou presencialmente nos locais de atendimento.
“O projeto vai além de devolver o sorriso. Ele oferece oportunidade de reinserção no mercado de trabalho e de uma nova vida a mulheres que enfrentaram violência doméstica. É uma ação de reconstrução de vida, e a capacitação somada ao suporte psicológico feito pela Secretaria da Mulher só amplia o impacto desse trabalho,” declarou Celina Leão.
Nesta edição, a carreta do projeto, gerido pela Secretaria da Mulher, estará presente em várias regiões de Planaltina, Sobradinho e Arapoanga, incluindo áreas rurais. Segundo a secretária Giselle Ferreira, o objetivo é facilitar o acesso ao atendimento odontológico para mulheres que, muitas vezes, enfrentam dificuldades de mobilidade. “A carreta vai até a área rural para levar atendimento a quem está longe do centro e devolver o sorriso e a autoestima dessas mulheres,” explicou a secretária.
Testemunhos e agradecimentos
A professora de artes Alessandra Alves, de 34 anos, que participou da última edição do projeto, contou como a iniciativa transformou sua vida e a motivou a ajudar outras mulheres. “Muitas das participantes começaram a se ver de outra forma. Algumas não usavam batom há anos e, agora, seus filhos e familiares notam a mudança e essa nova oportunidade de vida,” compartilhou Alessandra.Alessandra Alves participou do projeto e atesta a revolução que a iniciativa teve na vida dela
Com recursos de emendas parlamentares dos deputados distritais Pepa e Jane Klebia, a atual edição do projeto conta com R$ 1 milhão destinado ao atendimento nas regiões norte e rural do DF, ampliando o alcance do programa. “Estamos focados em dar dignidade a essas mulheres e atendê-las onde elas mais precisam. Destinamos recursos para que o projeto chegasse à periferia, ao campo e às áreas distantes do centro,” disse o deputado distrital Pepa.
Funcionamento do projeto,
A meta é atender gratuitamente 600 mulheres e realizar 3 mil procedimentos odontológicos
A carreta móvel estará equipada com consultórios odontológicos, incluindo raio-X e sala de esterilização, para oferecer semanalmente serviços odontológicos completos às participantes, que contarão também com cursos profissionalizantes nas áreas de gastronomia, beleza e estética. A meta é realizar cerca de 3 mil procedimentos odontológicos e capacitar as mulheres em atividades como confeitaria, estética, e vendas, cada curso com 20 horas de carga horária.
Agenda do atendimento4 a 8/11 — Bairro Nossa Senhora de Fátima, 13, Planaltina
11 a 15/11 — Condomínio Estância Mestre D’Armas III Módulo 3, Planaltina
Próximas semanas — outras localidades da Região Norte, incluindo áreas rurais de Sobradinho e Arapoanga.
Denúncias e apoio
A Secretaria de Segurança Pública do DF oferece atendimento 24 horas para registros e denúncias de violência contra a mulher pelos números 197 e 190.
0 Comentários