Foto: Reprodução Web

A Câmara Legislativa do Distrito Federal homenageou diretores e vice-diretores da Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Guará, da Secretaria de Educação do DF, em sessão solene na manhã desta quinta-feira (21). O evento, realizado no Clube da Saúde, no Guará, foi transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.

A autora da homenagem, deputada Dayse Amarilio (PSB), lembrou que a sessão solene ocorre em alusão ao Dia do Diretor Escolar, comemorado em 12 de novembro, e ressaltou a excelência dos gestores escolares, defensores da educação. “Sinto-me honrada de devolver à escola pública aquilo que tive através da educação”, afirmou, ao acrescentar que sua agenda de trabalho abrange visitas regulares às escolas, além da destinação de emendas parlamentares às instituições de ensino.

Amarilio salientou o papel fundamental dos diretores e vices no funcionamento das escolas, cujo trabalho inclui a coordenação pedagógica, além da gestão administrativa e financeira. Ela citou que a Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Guará abrange 29 escolas públicas e cerca de 21 mil estudantes, abarcando Guará, Lúcio Costa e Estrutural.
Por sua vez, o deputado Martins Machado (Republicanos) destacou a “responsabilidade” dos diretores e vices, que precisam, entre outras habilidades, saber lidar com as diferenças de pensamento e de comportamento entre os membros de uma comunidade escolar. Ele exaltou a importância do trabalho desses profissionais, que enfrentam desafios diários, como “comunicar com todos de forma respeitosa e tomar decisões difíceis”.

Protagonistas

Segundo a coordenadora da regional de ensino do Guará, Karine Rodrigues, os diretores e vices escolares “são a base sob a qual edificamos sonhos, superamos desafios e construímos o futuro de tantos estudantes e famílias que dependem da educação pública para transformar suas realidades”. Ela completou que liderar uma escola vai muito além da gestão administrativa, pois significa “tocar vidas, inspirar mudanças e criar oportunidades, é ser um farol, assegurando que cada estudante encontre um ambiente acolhedor, inclusivo e transformador”.

Nesse sentido, a gestora do Centro Educacional 4 do Guará, Ana Patrícia dos Santos, apontou que ser gestor, eleito pela comunidade escolar, é uma honra, mas também uma responsabilidade e um compromisso social, ético e político. “Diretores e vices são heróis sem capa”, disse, ao enumerar as funções e atribuições dos cargos. Ana Patrícia agradeceu à comunidade e, em especial, ao apoio de Dayse Amarilio e Martins Machado na melhoria de estruturas e ações escolares.

Ao término do evento, que contou com apresentação musical e participação da comunidade local, foram entregues moções de louvor da CLDF a gestores por suas contribuições à educação.

Agência CLDF