Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF
Em reação às chuvas que causaram estragos no último fim de semana, os deputados da Câmara Legislativa articulam-se para pleitear verba para obras de drenagem em Ceilândia e Sol Nascente. O assunto repercutiu no plenário nesta terça-feira (26), quando os distritais anunciaram que vão acionar os parlamentares do Congresso Nacional para reunir os recursos necessários.
“Não podemos aceitar, na capital federal, centenas de famílias perdendo suas casas por falta de drenagem e de saneamento básico”, declarou a distrital Paula Belmonte (Cidadania) da tribuna. Na sequência, o deputado Max Maciel (Psol) contextualizou que, segundo estudo da Universidade de Brasília (UnB), o regime pluvial de Brasília vem se transformando e alertou para as adversidades que os moradores precisam enfrentar.
“As pessoas não escolhem morar lá porque querem: a gente precisa de um plano habitacional decente, que coloque as pessoas para viver também no chamado centro, porque coloca-se a classe trabalhadora para morar cada vez mais longe”, indignou-se Maciel. “Isso é negligência do estado que permite que pessoas morem onde o curso d’água passa, de forma precária e sem assistência”, acrescentou.
Citou, ainda, o programa Drenar Ceilândia. Voltado para a solução do problema, contempla três projetos que somam R$400 milhões, e que estão parcialmente em curso. Nesse sentido, o distrital Pastor Daniel de Castro (PP) também se manifestou sobre a urgência das intervenções. “O problema não é do Sol Nascente, vem de Ceilândia, que tem uma rede antiga de captação. Temos que buscar esses recursos para poder mitigar o problema de Ceilândia”, defendeu.
Já o distrital Chico Vigilante (PT) identifica como causa dos desastres a grilagem de terras. "Alguém tem notícia de um grileiro punido pelo lucro fácil que consegue vendendo o que não poderia vender?”, cobrou. Mais um a abordar a enxurrada foi o parlamentar Pepa (PP), que se mostrou otimista e garantiu que, em breve, esses problemas serão resolvidos para assegurar conforto à população.
Por fim, o deputado João Cardoso (Avante) ressaltou outra área que tem sentido o impacto das inundações: a Avenida do Sol, no Jardim Botânico. Ele conclamou o Governo do Distrito Federal a reunir os órgãos com atribuições para tratar a matéria o mais rápido possível, a fim de delimitar um plano de ação.
Agência CLDF
0 Comentários