Propostas selecionadas pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) vão complementar as políticas públicas relacionadas ao atendimento social, educacional e de saúde deste público.

A Subsecretaria de Políticas para Idoso (Subidoso), vinculada à Sejus-DF, divulgou o resultado provisório da seleção de projetos para promoção, defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa, financiados pelo Fundo dos Direitos do Idoso do Distrito Federal (FDI/DF). Ao todo, quatro propostas foram selecionadas e doze desclassificadas.

Os nomes das instituições e as respectivas pontuações em áreas como comunicação e engajamento com a comunidade foram divulgados no Edital nº 06, no Diário Oficial do DF (DODF), desta terça-feira (18/11). A partir desta publicação, foram abertos cinco dias para questionamento e recurso das organizações da sociedade civil (OSCs), que pode ser feito pelo e-mail comissao.viver60@sejus.df.gov.br<mailto:comissao.viver60@sejus.df.gov.br>, ou via protocolo da Sejus, mediante requerimento.

Os projetos serão desenvolvidos por um período de até 24 meses, prorrogável por igual período, e devem complementar as políticas públicas no DF relacionadas à temática, auxiliando no atendimento das necessidades das pessoas com mais de 60 anos, promovendo a participação social. Os projetos são voltados ao atendimento social, educacional e de saúde.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a participação em atividades sociais proporciona à pessoa idosa um ambiente de convivência social, de integração e de cidadania. "A nossa proposta é promover atendimentos e serviços que propiciam bem-estar e qualidade de vida para a pessoa idosa. Esse é mais um resultado da gestão do governo do DF em prol dessa população”, afirma a titular da Sejus.

O investimento previsto no edital será de R$ 2.580.764,30. Entre as ações previstas estão a realização de conversas, atendimento e acolhimento humanizado dos idosos e familiares, atividades laborais, profissionalizantes e culturais, além de iniciativas que promovam a valorização e o respeito ao idoso.


Foto: Divulgação/Sejus