Capacitação da Emater-DF visou ensinar técnicas de confeitaria, incentivando empreendedorismo e geração de renda.
Agência Brasília* 

Com o objetivo de mostrar às produtoras rurais novas técnicas e possibilidades para empreender, a Emater-DF promoveu nesta quinta-feira (21) um curso avançado de decoração em biscoitos natalinos. Cerca de 20 representantes de diversas regiões do Distrito Federal participaram da atividade, que é uma continuação do curso básico ministrado no início do mês, ampliando o aprendizado e despertando a criatividade.

“Não estamos aqui apenas para passar o tempo, mas para criar oportunidades de renda real”
Cleison Duval, presidente da Emater-DF

Mais do que ensinar técnicas de confeitaria, o curso teve como objetivo incentivar o empreendedorismo e apresentar possibilidades de geração de renda. As produtoras tiveram contato com técnicas avançadas de manejo e decoração, aplicando os conhecimentos de maneira ativa e prática, contando com o auxílio e observação das instrutoras. “Essa capacitação é um diferencial que as empodera para enfrentar os desafios do empreendedorismo”, avaliou a instrutora Sandra Barbosa.

Geração de renda

“É preciso enxergar esse aprendizado como um negócio”, afirmou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval. “Não estamos aqui apenas para passar o tempo, mas para criar oportunidades de renda real. Transformar esses produtos em algo que pode ser comercializado em feiras, padarias e mercados, com a segurança e o padrão que o consumidor exige, é o nosso objetivo.”

Neurielidés Montenegro, produtora rural atendida pelo escritório local do Gama, falou sobre a relevância do curso para sua trajetória profissional: “O mercado é muito competitivo, e isso me coloca em um patamar muito melhor. Essa qualificação é um diferencial para complementar minha renda quando não estou na roça”.

Pessoas interessadas em participar dos cursos do Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Emater-DF devem procurar as unidades da empresa mais próximas da propriedade para se informar sobre a abertura de novas turmas.

*Com informações da Emater-DF