Plataforma premiada é o ParticipaDF, que abriga sistemas de demandas de ouvidoria e de pedidos de acesso à informação (LAI) e concorreu com mais de 400 iniciativas do Brasil.
. Agência Brasília* 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) conquistou o 3º lugar na categoria três do 28º Prêmio de Inovação em Gestão Pública, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A premiação da categoria, voltada para inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual, do Distrito Federal e municipal, contou com a participação de mais de 400 projetos de todo o Brasil. “É uma inovação desenvolvida pelos nossos servidores. É um prêmio, acima de tudo, para a população do DF, pois esse projeto tem gerado facilidade no controle social”, comemorou o controlador-geral do DF, Daniel Lima.

O projeto premiado da CGDF foi o Participa DF, que tem como objetivo incentivar a participação popular na gestão pública, permitindo que os cidadãos do DF enviem dúvidas, sugestões, elogios, solicitações e reclamações diretamente ao governo. Além disso, a plataforma permite o acesso a informações governamentais via Lei de Acesso à Informação (LAI) e o registro de demandas de ouvidoria.

O projeto premiado da CGDF foi o Participa DF, que tem como objetivo incentivar a participação popular na gestão pública | Foto: Divulgação/CGDF

O Participa DF foi lançado em dezembro de 2022 e levou mais de dois anos para ser elaborado. Com a colaboração de todas as unidades da CGDF, o sistema teve coordenação das áreas do Gabinete, Ouvidoria-Geral, Subcontroladoria de Tecnologia da Informação, Subcontroladoria de Transparência e Controle Social e Assessoria de Comunicação.

A Controladoria-Geral do DF, órgão responsável por promover a melhoria da gestão pública e combater a corrupção, reforça, por meio do Participa DF, seu compromisso com a inovação e a eficiência no atendimento à população. A Enap, que há quase três décadas reconhece práticas inovadoras na administração pública, destacou esse projeto pela sua contribuição para uma gestão pública mais próxima dos cidadãos e mais comprometida com a qualidade dos serviços oferecidos no Distrito Federal.

Menos tempo

Atualmente, uma pessoa leva apenas seis minutos para fazer uma ouvidoria, uma diminuição de 60% no tempo gasto para essa atividade. Antes da plataforma, o tempo era mais que o dobro: cerca de 15 minutos. O mesmo ocorreu para o tempo médio de resposta às solicitações de informações via LAI: a legislação permite atendimento em até 20 dias; no entanto, o tempo médio via Participa DF é de apenas sete dias.

A plataforma Participa DF conta com o suporte da inteligência artificial IZA, que facilita a comunicação entre os cidadãos e o governo, tornando o processo de recebimento e resposta de manifestações mais rápido e acessível. “Unificamos os sistemas, incluímos inteligência artificial, com um sistema desenvolvido a partir de uma escuta ativa da população do GDF”, explicou sobre o processo Fernanda Oliveira, ouvidora-geral interina do DF.

Com essa tecnologia, o GDF promove uma interação mais dinâmica e ágil com a população, fortalecendo a transparência e a participação cidadã. “Queremos uma gestão pública cada vez mais responsável e eficiente. Foi um projeto construído de forma colaborativa pela CGDF”, destacou Rejane Vaz, subcontroladora de Transparência e Controle Social.

O Participa DF traz ainda um formato mais harmônico e amigável. Com isso, a navegabilidade fica mais simples, a linguagem é acessível a todos e o atendimento é interativo e autoinstrutivo.

*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)