Idealizados com ajuda do distrital, os programas RenovaDF e o QualificaDF visam a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho.
Conhecido por seu compromisso com o desenvolvimento econômico e a geração de emprego, o deputado distrital Robério Negreiros (PSD) destacou a marca expressiva de mais de 114 mil profissionais capacitados por meio dos programas RenovaDF e QualificaDF. Idealizadas com ajuda do parlamentar, ambas as iniciativas, realizadas por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet), visam a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho.
"É uma grande satisfação ver os frutos do nosso trabalho impactando positivamente a vida de milhares de pessoas”, afirma Negreiros ao defender que a capacitação profissional é o caminho para a inclusão no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia.
Apoio à Geração de Emprego e Renda
Na última terça-feira (1º), o distrital participou da entrega dos diplomas dos novos 1,1 mil formandos do segundo ciclo do RenovaDF; no sábado (28), foi a vez de marcar presença na entrega de 11,5 mil certificados de conclusão da primeira etapa de 2024 do QualificaDF. Em ambos os eventos, ele parabenizou os alunos e reafirmou seu compromisso com a geração de emprego e renda, ressaltando, inclusive, que sempre tem destinado emendas com o intuito de assegurar a continuidade dos programas.
Negreiros foi o distrital que mais destinou recursos na última legislatura (2019-2022) para financiar iniciativas de capacitação, qualificação e empreendedorismo. Foram destinados R$ 32,2 milhões para impulsionar a contratação de jovens e mulheres.
RenovaDF
Desde 2021, o RenovaDF já formou 24 mil alunos. O programa oferece cursos de iniciação profissional aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai), nos quais os alunos aplicam na prática as habilidades profissionais adquiridas durante o curso em um estágio vivenciando a experiência profissional.
Neste período, os alunos têm a oportunidade de recuperar espaços públicos como praças, parquinhos, quadras poliesportivas, campos sintéticos de futebol e vilas olímpicas. Além da entrega dos certificados, a formatura marca, também, o dia em que os alunos recebem a bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo pela participação no curso. Os participantes também têm direito a auxílio-transporte, seguro contra acidentes pessoais, lanche e um kit uniforme composto por camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné e equipamento de proteção individual.
QualificaDF
Já no QualificaDF, desde a criação do programa, mais de 90 mil alunos já se formaram de forma gratuita em 50 áreas de trabalho, como auxiliar administrativo, cuidador de idosos, eletricista predial, manicure e pedicure, mecânico de motos, programador de aplicativos e panificação.
Cada curso possui uma carga horária de 240 horas, distribuídas em 20 horas semanais. A idade mínima para participar é de 16 anos. Entre os benefícios oferecidos aos alunos estão material didático gratuito, uniforme, lanche e declaração para passe livre, facilitando o acesso ao ensino profissionalizante.
Ascom do deputado distrital Robério Negreiros
0 Comentários