Estudo conduzido pelo IPEDF e Secretaria da Mulher investigará casos de violência doméstica e familiar no Distrito Federal.

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, anunciou uma nova pesquisa que analisará a violência contra mulheres no DF. Previsto para ser concluído no segundo semestre de 2025, o levantamento busca orientar políticas públicas e aprimorar as ações de proteção às mulheres, atendendo a uma demanda da vice-governadora.

O estudo abrangerá diversas regiões administrativas e contará com entrevistas individuais para obter relatos sobre violência doméstica e familiar. De acordo com a diretoria do IPEDF, a intenção é captar mais do que números, permitindo entender como essas mulheres vivenciam as agressões e quais formas de apoio são mais eficazes.

Dados indicam que, em 2023, 31% das mulheres no DF relataram ter sofrido algum tipo de violência doméstica, com destaque para agressões psicológicas e morais. Esses índices revelam a necessidade de estratégias mais eficazes para a proteção das vítimas, uma das metas principais do novo levantamento.

A Secretaria da Mulher destaca que a pesquisa ajudará a construir políticas mais direcionadas e informadas. Com base nos dados obtidos, o governo espera implementar programas de suporte que vão além das medidas já existentes, promovendo ações mais abrangentes e personalizadas para atender a realidade das mulheres no DF.