Condutor embriagado colidiu com viatura do Detran que fazia sinalização da via
 Agência Brasília*

Entre a noite de sexta (23) e a madrugada desta segunda-feira (26), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) retirou das vias 61 condutores que estavam dirigindo sob influência de álcool. Um deles colidiu com uma viatura do Detran que fazia sinalização, no Eixinho, no domingo (25) à noite.

Um motorista colidiu com a viatura do Detran durante fiscalização | Foto: Divulgação/ Detran-DF

Dirigir sob influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência ou se recusar em realizar o teste do etilômetro, conforme previsto no artigo 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro, gera infração gravíssima. O resultado é multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo até que um condutor habilitado seja apresentado para conduzi-lo. Em caso de reincidência no período de até 12 meses, a multa é de R$ 5.869,40.

Além disso, foram flagrados 21 condutores sem habilitação, 18 com a habilitação vencida e 26 motocicletas com irregularidades nos escapamentos. Durante as ações de policiamento e fiscalização, 49 veículos foram recolhidos aos depósitos da autarquia.

As operações foram realizadas nas cidades de Arniqueiras, Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Plano Piloto, Taguatinga, Santa Maria e Sobradinho 2.

Outras operações

Ainda no sábado, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deu início a mais uma fase da Operação Quinto Mandamento. A ação contemplou Taguatinga e Brazlândia, que receberam reforço na segurança com a ação conjunta de diversos órgãos do GDF.

No domingo (25), ocorreu uma operação integrada, na região de Brazlândia, com a cooperação da PMDF e da Polícia Civil (PCDF). Participaram 23 integrantes das forças de segurança, com um efetivo de nove viaturas e dois guinchos.

*Com informações do Detran-DF