Cerca de 100 gestantes aproveitaram atividades de cuidados e bem-estar na Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia | Foto: Vinicius de Melo/SMDF
Agência Brasília*
Nesta quarta-feira (21), a Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, foi palco de um evento em alusão ao Agosto Dourado, organizado pela Secretaria da Mulher (SMDF) em parceria com a Secretaria de Saúde (SES-DF). A ação reuniu cerca de 100 gestantes acompanhadas nas unidades básicas de saúde (UBSs), com o objetivo de promover a saúde materna e destacar a importância do aleitamento.
Ao longo da tarde, elas foram acolhidas com diversas atividades de cuidado e bem-estar. Massagistas estiveram à disposição para proporcionar momentos de relaxamento, e o Instituto Matriúsca ofereceu pintura de barriga, uma prática simbólica e celebrativa que destaca a beleza da gestação. Durante o evento, cada gestante recebeu um kit especial composto por uma almofada para amamentação, um kit de higiene e fraldas, além de materiais informativos sobre acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade.
O evento também ressaltou a necessidade de divulgar e orientar sobre a importância da amamentação, garantindo que todas as gestantes, inclusive aquelas que já têm mais de um filho, possam se beneficiar desse conhecimento.
Giselle Ferreira: “Amamentar é um ato de amor e saúde. O Agosto Dourado é uma oportunidade de reforçarmos o compromisso com a saúde materna e o aleitamento materno”
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou a importância do evento como uma celebração do vínculo entre as mulheres e os filhos. “Amamentar é um ato de amor e saúde. O Agosto Dourado é uma oportunidade de reforçarmos o compromisso com a saúde materna e o aleitamento materno. Estamos aqui para apoiar as gestantes em todas as etapas desse processo, garantindo que elas tenham acesso às informações e ao suporte necessário para cuidar delas e de seus bebês da melhor forma possível”, afirmou a secretária.
Além das atividades de acolhimento, o evento ofereceu palestras sobre temas essenciais para a maternidade, como o sono do bebê, a importância do aleitamento materno, técnicas de shantala e orientações sobre a preparação para o parto. Essas iniciativas foram fundamentais para esclarecer dúvidas, fortalecer a confiança das gestantes e prepará-las para o período pós-parto.
Tainara Pereira: “Me senti muito acolhida e amada. Aprendi muito hoje sobre a amamentação e o pós-parto”
Tainara Pereira, de 23 anos e grávida de 8 meses, destacou que na reta final da gravidez o evento foi muito valioso. “Não é fácil encontrar ações como essas. Me senti muito acolhida e amada. Aprendi muito hoje sobre a amamentação e o pós-parto. Agora me sinto melhor preparada para esperar meu filho nascer com muita saúde”, disse.
Representando a Diretoria de Atenção Primária da Regional de Saúde Oeste, Deisyelly Borba ressaltou a importância de ações como essa, que envolvem a parceria entre a Casa da Mulher Brasileira e as unidades de saúde. “Convidamos gestantes de todas as UBS, especialmente as 27 da Regional Oeste, para aprender mais sobre amamentação e aleitamento materno. A primeira vacina que o bebê toma é o contato com o leite materno. Além de ser um alimento essencial, o leite materno cria um vínculo fundamental entre mãe e filho”, explicou Deisyelly.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também marcou presença, orientando as participantes sobre a garantia de direitos e fornecendo informações sobre o programa Bolsa Maternidade, que visa apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social, garantindo-lhes acesso a recursos essenciais durante e após a gestação.
*Com informações da SMDF
0 Comentários