Foto: Divulgação/ Detran-DF
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou, em março deste ano, uma ferramenta de trabalho para servidores que traz mais rapidez no acesso às informações sobre sinistros de trânsito no Distrito Federal. O Infovidas é um sistema que reúne e integra dados de diversas fontes gerando informações fundamentais na tomada de decisões estratégicas de gestão.
O Infovidas utiliza ferramentas inovadoras para analisar grandes volumes de dados e gerar relatórios e painéis informativos apontando os locais e a natureza mais frequentes, o número de vítimas e suas características, os fatores de risco, além de dados de veículos e condutores envolvidos. Os filtros permitem a visualização dos sinistros por tipo de veículos (motocicleta, automóvel, etc.) ou até mesmo tipo de vítima (pedestre, motociclista), apresentando em mapa o local das ocorrências.
Assim, servidores da engenharia de trânsito podem, por exemplo, fazer estudos nos locais com maior incidência de atropelamento de pedestre e, se for o caso, providenciar a instalação de faixas de pedestres, lombadas, semáforos e outras sinalizações.
“É uma importante ferramenta de planejamento estratégico, pois propicia uma atuação direta baseada em dados reais”, explicou a gerente de Estatística de Acidentes de Trânsito do Detran-DF (Gerest), Ticiana Sanford, que idealizou a ferramenta.
Desde os anos 1990, a Gerest reúne dados e informações sobre sinistros de trânsito com o objetivo de entender fatores e causas das mortes no trânsito. Mas foi somente no ano 2000 que esses dados foram guardados por meio eletrônico e agora estão no sistema Infovidas.
“O Detran está em constante modernização dos seus sistemas, sempre pensando na melhoria dos seus serviços. O Infovidas é uma ferramenta interna que aponta onde devemos atuar em benefício da população e isso é muito importante”, disse o diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka.
Em junho deste ano, o Infovidas foi selecionado como um dos projetos inovadores do Governo do Distrito Federal e foi apresentado na 2ª Semana de Inovação da Secretaria de Economia (SEEC), que ocorreu na Escola de Governo (Egov).
0 Comentários