A vice-governadora Celina Leão participou da retomada do projeto Cata-Pata, uma iniciativa que visa o resgate e a adoção responsável de cães abandonados em áreas onde os caminhões de coleta passam. Durante a reinauguração do programa, realizada nesta sexta-feira (7) no Distrito de Limpeza da L4 Sul, no Plano Piloto, Celina Leão destacou a importância do projeto para a comunidade e elogiou a parceria entre o SLU, a empresa Valor Ambiental e a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema). Ela enfatizou que o projeto demonstra a sensibilidade do governo ao equilibrar grandes obras com projetos que tocam o coração das pessoas.
“Ao realizarem a limpeza na nossa cidade, as equipes frequentemente encontram animais abandonados e em condições críticas,” afirmou a vice-governadora Celina Leão. “O programa Cata-Pata vem justamente para acolher esses animais e prestar todo o cuidado necessário. Agora, pedimos o apoio da população para adotar e oferecer um lar a esses animais.” Os cães resgatados são levados para uma instalação no Distrito de Limpeza da L4 Sul, onde recebem tratamento veterinário e são preparados para adoção. Interessados em adotar um dos bichinhos podem marcar uma visita a instalação pelo telefone (61) 99297-0090 ajudando a proporcionar uma nova chance de vida para esses animais em um ambiente amoroso e seguro.
Leve um amigo para casa
Já pensou em ter um amiguinho peludo em casa? Agora é a oportunidade perfeita! A Diretoria de Vigilância Ambiental de Zoonoses, vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES), está com 28 cães e gatos prontos para adoção. Todos saudáveis, vacinados e amorosos, esses bichinhos aguardam ansiosamente por um novo lar. Além de receberem cuidados médicos, como exames e vacinas, eles têm acesso a um solário para se divertirem enquanto esperam por uma família para chamar de sua.
Os interessados em adotar um desses pets podem comparecer à Zoonoses, localizada no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Basta apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade. Para quem deseja também castrar o animal, o órgão oferece a opção gratuita, mediante aviso no momento da adoção, em parceria com o Instituto Brasília Ambiental.
Grandes avanços
O governo do Distrito Federal (GDF) tem reforçado seu apoio à causa animal com o aumento significativo nos resgates de animais silvestres pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), totalizando 1.501 resgates nos primeiros cinco meses de 2024, superando o ano anterior. Esse compromisso reflete-se também no encaminhamento dos animais para tratamento no Hospital e Centro de Reabilitação de Fauna Silvestre (HFAUS). É essencial que a população esteja atenta e, ao avistar animais em risco de atropelamento, siga protocolos específicos, como parar em local seguro, sinalizar o local, não se aproximar do animal e acionar o BPMA pelo telefone 190.
0 Comentários