A mostra compõe o bicentenário das relações bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos e apresenta detalhadamente o histórico de relações destes dois países.

A exposição “Encontros: 200 anos de Amizade Brasil – Estados Unidos” será inaugurada no próximo dia 28 de maio – em evento restrito a convidados – e abre para o público no dia 29 no Palácio do Itamaraty, marcando uma das principais celebrações do bicentenário das relações bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos. A mostra segue aberta até o dia 30 de junho de 2024, com entrada gratuita.

O evento integra uma série de atividades comemorativas que ocorrerão na última semana de maio no Distrito Federal, organizadas pelo Ministério de Relações Exteriores, Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e Câmara de Comércio para o Brasil (AMCHAM). Além da exposição, o evento contará com um seminário e o lançamento de um livro acadêmico, todos convergentes para o tema das relações bilaterais entre os dois países.

A mostra “Encontros: 200 anos de Amizade Brasil – Estados Unidos” oferece uma extensa cronologia detalhando a rica história das interações entre Brasil e Estados Unidos. São mais de 100 reproduções de fotografias, documentos e obras de arte, além de objetos organizados em dez núcleos temáticos. Entre os itens expostos estão presentes presidenciais emprestados do acervo do Palácio do Planalto e vídeos documentais. Grande parte das imagens foi cedida por arquivos e acervos de instituições públicas brasileiras e norte-americanas. Destaque para as reproduções de duas obras do Museu de Arte Brasileira da FAAP, assinadas por Cândido Portinari e Anita Malfatti, artistas que tiveram vivências marcantes nos Estados Unidos.

O reconhecimento formal da independência do Brasil pelos Estados Unidos, ocorrido em 26 de maio de 1824, quando o presidente James Monroe recebeu o primeiro-ministro plenipotenciário do Brasil em Washington, será um dos momentos históricos abordados na exposição. Este reconhecimento marcou o início oficial das relações diplomáticas entre os dois países.
Missão Estudantil

Estudantes do curso de Relações Internacionais da FAAP, em São Paulo, participarão de uma missão estudantil na capital federal, de 26 a 28 de maio, culminando com sua participação nas comemorações do bicentenário no Palácio do Itamaraty, no dia 28 de maio. “Esta viagem permite que os alunos estejam conectados à realidade do mercado de trabalho com uma nuance melhor do funcionamento institucional, além da oportunidade de proximidade com autoridades da área”, comenta o professor Victor Grinberg, coordenador das Missões Estudantis da FAAP.

O curador da exposição e embaixador Gonçalo Mello Mourão, representante permanente do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), destaca a importância desse evento. “Celebrar esses 200 anos de amizade é uma oportunidade única para refletirmos sobre o passado e projetarmos um futuro ainda mais colaborativo entre nossas nações”, comentou o embaixador.

A exposição “Encontros: 200 anos de Amizade Brasil – Estados Unidos” é um convite para todos aqueles que desejam conhecer mais sobre a história compartilhada e os laços culturais que uniram Brasil e Estados Unidos ao longo dos últimos dois séculos.

Sobre o MAB FAAP

Desde que abriu suas portas pela primeira vez em 10 de agosto de 1961, com a mostra “Barroco no Brasil”, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) se comprometeu a incentivar e divulgar a arte brasileira. Além de seu acervo próprio que conta com mais de 3 mil obras de arte a partir do final do século 19, no decorrer dos últimos anos, abrigou exposições marcantes para a história da cultura do País, como a exposição “Toyota – O Ritmo do Espaço” premiada pela APCA em 2018. Em 2016, foi criada a Coleção Moda-MAB que reúne vestimentas, bonecas e acessórios de estilistas contemporâneos brasileiros, fortalecendo o vínculo entre o museu e a moda, que desde 1989 esteve presente por meio de desfiles e exposições vinculadas ao tema. Cabe destacar que além da pesquisa e organização de exposições de temas pertinentes às artes visuais brasileiras, o MAB incorporou a apresentação de mostras de arte internacional com temáticas de interesse geral que trazem experiências significativas ao público e ampliam a compreensão do fazer artístico e cultural.

Sobre a FAAP – Fundada em 1947, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) é uma instituição de ensino superior de referência, privada e com caráter filantrópico. Ao longo de sua história, a instituição vem executando as etapas que lhe permitem ajustar-se permanentemente ao momento histórico, cultural, econômico e social do Brasil e do mundo. Construiu valores e crenças que norteiam sua missão de amparar, fomentar e desenvolver as artes visuais e ciências, a cultura e o ensino.

Apresenta-se como uma instituição tripartite – educacional, cultural e artística. Investindo em cultura e ensino por meio do Museu de Arte Brasileira, do Teatro FAAP, do Colégio FAAP, da biblioteca (criada em 1959) e das faculdades. A Fundação possui campus em São Paulo e Ribeirão Preto e mantém parcerias mundo afora por meio de intercâmbios e residências. A FAAP tem como objetivo colocar no mercado de trabalho formadores de opinião e pessoas de ação, não meros executores.

SERVIÇO:

Seminário Comemoração BR- US 200 anos | Presencial Itamaraty (23096)

Link: https://www.amcham.com.br/event?eventid=23096
Seminário Comemoração BR-US 200 anos | Transmissão (23097)
Link: https://www.amcham.com.br/event?eventid=23097

Exposição “Encontros: 200 anos de Amizade Brasil – Estados Unidos”

Período de visitação: 29 de maio a 30 de junho 2024
Endereço: Palácio do Itamaraty – Térreo
Entrada: Gratuita