(Fotos: Lucas Felipe/ DPDF)

Evento abrange diversas áreas e parcerias para apoiar mulheres em situação de risco

Brasília, 5 de maio de 2024 – A 12ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promete oferecer uma variedade de serviços gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade. O evento está marcado para segunda-feira, 6 de maio, das 8h às 17h, no Nuclão da instituição, localizado no Setor Comercial Norte (SCN) Quadra 1, Edifício Rossi Esplanada Business, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Uma novidade desta edição é a inclusão de testes rápidos de dengue, fornecidos pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).

O Dia da Mulher da DPDF ocorre na primeira segunda-feira útil de cada mês. Caso haja feriado, a ação é remarcada para o primeiro dia útil seguinte. Desde maio de 2023, foram realizadas 11 edições do evento, totalizando quase 11 mil atendimentos. A cada mês, novas parcerias são estabelecidas com o objetivo de oferecer mais serviços exclusivos para mulheres em situação de risco, seja por fatores sociais, econômicos ou culturais.


Rede de apoio formada por órgãos e instituições do GDF, além de empresas privadas, oferecem suporte ao público feminino vulnerável

A coordenadora do evento e subdefensora pública-geral, Emmanuela Saboya, enfatiza o papel essencial do Dia da Mulher na promoção da justiça de gênero, na proteção dos direitos das mulheres e na construção de sociedades mais igualitárias e inclusivas. “A ação constrói uma rede de apoio entre diversas entidades, instituições do GDF e empresas privadas, visando oferecer suporte ao público feminino vulnerável”, destaca.

Os serviços oferecidos abrangem diversas áreas:Jurídica: Atendimentos de conciliação, mediação, orientação jurídica, iniciais de Família e de Fazenda Pública, acompanhamento processual, exames de DNA e atendimento psicossocial.
Educação: Vagas de estágio para ensinos médio, técnico e superior, oportunidades de jovem aprendiz, cadastros no programa Senac Cursos de Gratuidade (PSG) e serviços de beleza.
Empregabilidade: Vagas de empregos, CTPS Digital, seguro desemprego, orientação profissional, inscrições para cursos de qualificação profissional e informações sobre o programa de microcrédito Prospera.
Saúde: Mamografias, exames citopatológicos, odontologia, consultas de enfermagem, testes rápidos de dengue, exames de autocoleta para prevenção do câncer do colo do útero e aferição de pressão ocular.
Assistência Social: Cadastro da Pessoa com Deficiência, carteira de identificação para pessoa com transtorno do espectro autista, orientações sobre passe livre especial, Benefício de Prestação Continuada (BPC), serviços socioassistenciais e distribuição de água potável.

O evento também inclui ações de prevenção e combate à violência doméstica contra a mulher, com entrega de kits informativos, orientações e atendimentos psicossociais. A iniciativa visa oferecer suporte integral às mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo seu bem-estar e autonomia.