Cultura e ambiente corporativo diversos ganham em experiência, criatividade e reputação entre consumidores e colaboradores.

Segundo o Panorama Mulheres 2023, estudo feito pelo Talenses Group com o Insper, a participação feminina na presidência das empresas e em outros cargos de liderança no Brasil cresceu de 2019 a 2022. As mulheres passaram de 13% a 17% dos CEOs do país. Apesar do avanço, dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) informam que os homens ocupam 71% das posições de decisão na indústria brasileira. Além disso, só 14% das empresas têm áreas específicas dedicadas à promoção de igualdade de gênero no local de trabalho.

“Para nós, o Dia da Mulher destaca a valorização e o reconhecimento do papel das mulheres no ambiente de atuação. Celebrar este dia também ajuda a lembrar que as mulheres contribuem de maneira significativa para o sucesso da agência”, destaca Carolina Gouvêa, sócia e diretora de pessoas da EAÍ?! Content Experience, agência de live marketing. Para ela, o marco ajuda a promover a diversidade e a inclusão, que são fundamentais para a construção de equipes mais fortes e criativas. “O Dia das Mulheres no contexto corporativo é uma oportunidade para celebrarmos as conquistas, reconhecer os desafios e trabalharmos juntos por um ambiente mais justo e igualitário.”

Gouvêa conta ainda que, atualmente, a inclusão e equidade na agência é observada desde os processos seletivos, passando pelos planos de retenção e desenvolvimento de talentos e promoções de cargos e salários, até o cuidado com a representatividade nos cargos de liderança, que acabam inspirando e incentivando outras mulheres. “Somos uma empresa majoritariamente feminina e nosso quadro de liderança é 80% ocupado por mulheres.”

Para que o ambiente profissional permaneça inclusivo e respeitoso, a empresa investe em palestras de conscientização sobre temas relacionados à equidade de gênero, conversas convidativas à participação feminina, flexibilidade de horário e suporte para mães que retornam ao trabalho após a licença maternidade. “A gente está sempre buscando maneiras de melhorar e garantir que todo mundo tenha as mesmas oportunidades.”

“Não se intimidem”

Para Carolina Fraga, sócia e diretora de relacionamento com o cliente da EAÍ?! Content Experience, as empresas devem se preocupar em manter uma cultura que incentive genuinamente a participação de mulheres nos cargos de liderança, promovendo políticas que passam pela seleção para as contratações, olhar para retenção, desenvolvimento de talentos femininos e avaliações de promoção em todos os estágios na mesma velocidade entre homens e mulheres. Também é importante ter foco no cuidado para a redução do preconceito e de estereótipos na rotina de trabalho, promovendo um ambiente seguro, não intimidador, onde as mulheres se sintam confortáveis e de fato tenham voz e espaço para exercer seu talento.

Fraga também sugere a mentoria e coaching para a consolidação de lideranças femininas, a atenção à representatividade no quadro de tomadores de decisão (para que as mulheres se sintam incentivadas e inspiradas) e políticas de flexibilidade e cuidados, promovendo também um ambiente favorável para mulheres que são mães, respeitando a maternidade e as particulares de cada momento.

Além da contribuição das características e da experiência femininas, a diversidade que compõem o quadro colaborativo também é percebido como vantagem direta pelo público. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Consumer Research, as pessoas consumidoras veem como éticas as organizações diversas. Logo, isso pode impactar o julgamento sobre a marca e futuros resultados, como o posicionamento e a fidelização.

“Não se intimidem, não desistam. O espaço para mulheres no mundo corporativo vem crescendo bastante. Hoje temos referências fortes e potentes. Eu sou mulher, mãe e ocupo posições de liderança há quase 8 anos, ao lado de outras mulheres líderes que me inspiram diariamente e de homens que respeitam e contribuem para um ambiente saudável e justo”, conclui Fraga.

Sobre a EAÍ?!

A EAÍ?! Content Experience é uma agência de live marketing que valoriza a jornada do público por meio de uma forma inovadora de pensar e realizar eventos, campanhas de incentivo, viagens de premiação, promoções e brand experience. Entre outros serviços, a empresa oferece uma jornada de conteúdo e interação focada nas pessoas, trazendo a exclusiva metodologia pautada no Content Experience, que integra funcionalidades como Multiplataforma (Metaverso), Estratégias de Gamificação e interação. Fundada em 2016, a EAÍ?! trabalha com grandes players do mercado, entre eles Whirlpool, Heineken, Kimberly-Clark, iFood e Havaianas. Além disso, a agência acumula prêmios ao longo dos anos, entre eles, 11 troféus conquistados em diferentes categorias somente no último ano.

Mais informações em: https://eaimkt.com.br/

Informações à imprensa

Camila Caringe
EDB Comunicação
(11) 98468-0006

Eduardo Cosomano
EDB Comunicação
(11) 97272-5400


Carolina Fraga e Carolina Gouvêa, sócias e diretoras da EAÍ?!, agência de live marketing