Foto: Agência Brasil
Para cada 1,3 habitante, existe um carro em circulação no Distrito Federal, segundo o Detran; dados são de 2013 a setembro de 2023
A frota de veículos em circulação no Distrito Federal saltou de 1,4 milhão para 2 milhões em quase onze anos entre 2013 a setembro de 2023, segundo dados do Detran. Nesse intervalo, a capital federal registrou um aumento de 34% no número de automóveis em circulação, uma proporção de 1,3 habitante por automóvel.
Ainda de acordo com o Detran, o número de veículos que transita na capital ultrapassa a quantidade de condutores no DF, representando 1,7 milhão de motoristas até o segundo trimestre deste ano.
Em comparação a outros estados, o Distrito Federal aparece na 20ª posição, ficando atrás de São Paulo (32 milhões de veículos), Minas Gerais (13 milhões), Paraná (8 milhões) e Rio Grande do Sul (7,8 milhões). Entretanto, a capital federal acompanha a mesma proporção de carros por habitante que os estados que lideram o ranking.
Em 2013, por exemplo, o Distrito Federal tinha uma população estimada em pouco mais de 2,7 milhões de pessoas, ou seja, a cada dois habitantes havia um carro circulando na capital, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Carro e moto é maioria
Carros e motos são os veículos com maior circulação no DF, representando 68% e 12% da frota, respectivamente. No ranking, caminhonetes, camionetas e caminhões também lideram as posições de maiores números de veículos na capital.
A nível nacional, dados do IBGE e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) apontam que a frota nacional chegou a 118 milhões até setembro deste ano, um aumento de 162% em relação a 2006, quando 45 milhões de veículos estavam em circulação.
Condutores no DF
Em relação à categoria da habilitação, 67% dos condutores são referentes a B, que habilita pessoas a conduzir veículos motorizados de até 3.500 kg e que não ultrapasse oito lugares, como automóveis e caminhonetes. Já o perfil dos motoristas registra em sua maioria homens e pessoas entre 30 e 49 anos.
0 Comentários