Esta quinta-feira (23) foi o último dia da semifinal do Sabor de Escola; final está marcada para o dia 1º de dezembro
Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger
Feijoada com frango, filé de tilápia ao molho branco, rocambole de carne com purê de mandioca e paleta suína foram escolhidos como os melhores pratos da merenda escolar no último dia da semifinal do Sabor de Escola, realizado nesta quinta-feira (23). Pelo menos 14 cozinheiros participaram da disputa pelas últimas quatro vagas da final do concurso, que acontece em dezembro. A competição foi no Clube Cota Mil, no Lago Sul.Sebastiana Félix de Oliveira e Ivone Lemos Cordeiro conquistaram os jurados e ganharam uma vaga na final do concurso | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF
No último dia de competição, merendeiras das regionais de ensino do Guará, Núcleo Bandeirante, Plano Piloto, Sobradinho, Paranoá, Planaltina e São Sebastião tiveram que mostrar suas habilidades com criatividade. A cozinheira Sebastiana Félix de Oliveira, 54 anos, foi a primeira classificada com uma receita especial com preparo de filé de tilápia ao molho branco.
“No meu prato vai o peixe com creme de batata, arroz branco e molho de maracujá. Não usei nada que já não tenha na merenda da escola”, explicou Sebastiana, que trabalha no Centro de Ensino Médio (CEM) Julia Kubitschek, da Candangolândia, há 11 anos. “Estou feliz com essa vitória porque foram os meus alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que escolheram a receita”, finaliza.
A cozinheira Ivone Lemos Cordeiro, da Escola Classe (EC) 16 de Sobradinho, foi a segunda colocada da manhã com a deliciosa feijoada com frango e mandioca. A cozinheira já sabe o que vai fazer com o prêmio. “Se eu ganhar, é certeza que vou investir em educação. Quero estudar gastronomia ou pedagogia”, finaliza.
Período da tardeNo último dia da semifinal, merendeiras das regionais de ensino do Guará, Núcleo Bandeirante, Plano Piloto, Sobradinho, Paranoá, Planaltina e São Sebastião tiveram que mostrar suas habilidades.
Durante a tarde de competição, mais duas talentosas merendeiras, ambas de Planaltina, conquistaram seu lugar na tão disputada final do concurso Sabor de Escola. Mar Lucy Pereira, representando a Escola Técnica da cidade, impressionou os jurados com seu prato “Paleta suína à savana brasileira”. Ana Paula Cardoso, do Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina, cativou com a receita “Rocambole de carne com purê de mandioca”.
Mar Lucy Pereira disse entusiasmada: “É uma honra representar nossa escola e a riqueza culinária de Planaltina. Minha paleta suína é um tributo à diversidade de sabores brasileiros”, afirma.
Ana Paula Cardoso expressou sua alegria em conseguir a classificação diante de mais de 300 merendeiras inscritas no concurso. “Estou emocionada por poder representar Planaltina na final. Meu rocambole de carne é uma mistura de tradição e inovação.”
As merendeiras selecionadas prometem entregar o melhor na final do concurso Sabor de Escola, que acontece no dia 1º de dezembro.
Confira a lista de todas as finalistas
→ Rosana Leite
Prato: Escondidinho a cara do Cerrado
Escola: Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga
→ Angélica Alves
Prato: Mousse de maracujá com geleia de morango
Escola: Escola Classe Almécegas de Brazlândia
→ Mayara Ferreira
Prato: Bobó de frango com arroz
Escola: Centro Educacional 104 do Recanto das Emas
→ Ivanilda Geralda de Jesus
Prato: Feijoada escolar
Escola: Escola Classe 501 de Samambaia
→ Sebastiana Félix
Prato: Filé de tilápia ao molho branco
Escola: Centro de Ensino Médio Julia Kubitscheck
→ Ivone Lemos
Prato: Feijoada com frango e mandioca
Escola: Escola Classe 16 de Sobradinho
→ Mar Lucy Pereira
Prato: Paleta suína à Sanava Brasileira
Escola: Escola Técnica de Planaltina
→ Ana Paula Cardoso
Prato: Rocambole de carne com purê de mandioca
Escola: Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina.
*Com informações da SEEDF
0 Comentários