Manutenção das vias - foto: Metrô-DF
De 2019 até outubro de 2023, já foram gastos R$ 941 milhões em ações de manutenção preventiva e corretiva. Companhia instituiu uma comissão para apurar as causas do incidente de sexta-feira (27) em Central
Dados do SIGGO (Sistema Integral de Gestão Governamental), principal instrumento de gestão governamental, que registra toda a execução orçamentária, financeira e patrimonial do GDF, mostram que o orçamento geral destinado à Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, no período de janeiro de 2019 até o momento, supera os R$ 2,9 bilhões.
Em relação ao orçamento para o custeio da manutenção da companhia, o GDF repassou para o Metrô-DF o seguinte volume de recursos ao longo dos anos: R$ 175,9 milhões (2019); R$ 180,4 milhões (2020); R$ 183,9 milhões (2021); R$ 204,5 milhões (2022).
O exercício de 2023 ainda está em curso e já foram disponibilizados até o momento mais de R$ 196 milhões para custear a manutenção da companhia, o que totaliza um montante de R$ 941 milhões de 2019 até a presente data.
“Não faltam recursos para a manutenção do sistema. Todos os contratos de manutenção estão ativos e com disponibilidade de orçamento. A Companhia realiza manutenções preventivas e corretivas em todos os seus sistemas, instalações e equipamentos, que seguem roteiros definidos pela engenharia”, afirma o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.
O incidente da última sexta-feira (27), quando um curto-circuito em um equipamento de via causou o fechamento da Estação Central, foi um evento isolado. A manutenção no equipamento foi concluída na madrugada de sábado e a circulação foi retomada no início da operação do dia 28. O Metrô-DF constituiu uma comissão para apurar as causas do curto-circuito.
O sistema opera normalmente com a habitual qualidade e segurança que o Metrô oferece a seus usuários diariamente.
Como é feita a manutenção
Normalmente, os trabalhos de manutenção na linha são realizados de madrugada, quando os trens não circulam. Os empregados da operação monitoram diariamente os equipamentos e as instalações das estações e são abertas ordens de serviço para a manutenção quando algum problema é identificado.
Uma vez identificado o problema pela área operacional da Companhia, é formalizada ordem de serviço à empresa terceirizada que dispõe de prazos contratuais para sua conclusão. Problemas de origens diversas são tratados de formas diversas, a depender da complexidade, da necessidade de novas peças ou de outras providências que precisem ser tomadas para solucioná-los.
“Não faltam recursos para a manutenção do sistema. Todos os contratos de manutenção estão ativos e com disponibilidade de orçamento. A Companhia realiza manutenções preventivas e corretivas em todos os seus sistemas, instalações e equipamentos, que seguem roteiros definidos pela engenharia”
Handerson Cabral, PRESIDENTE DO METRÔ-DF
A Companhia também atua em manutenções para promover mais conforto, além de segurança, para os usuários. Os serviços de socaria, que consistem em compactar todo lastro de brita dos 42 km de via, por exemplo, estão sendo realizados neste ano.
Somente em um dos mutirões realizados em 2023, foi concluída a socaria em um trecho de 3.560 metros de via, com a reposição de 120 toneladas de lastro (brita), além de serviço de roço em uma área de quatro hectares e 12 podas de árvores; 16 ações de manutenção preventiva em soldas, trilhos e aparelhos de mudança de via e outras manutenções prediais nas estações 112 Sul, Ceilândia Norte, Ceilândia Centro e Guariroba, bem como manutenções corretivas e preventivas nos trens. Também houve correções pontuais em concertinas e em sete elevadores.
*Com informações do Metrô-DF
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