Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro decretou o fim do Horário Brasileiro de Verão. De acordo com ele, a iniciativa não apresentava uma efetiva redução de gastos com energia, mas atrapalhava o bom desenvolvimento dos cidadãos, repercutindo efeitos até na sua saúde física.
Durante o programa Rota Atividade, na Atividade FM (107,1), os ouvintes destacaram sua opinião e comentaram se são ou não a favor de adiantar os relógios em uma hora novamente. Entre muitas participações, Vânia, uma das ouvintes mais engajadas da rádio, e moradora de Sobradinho, não se mostrou favorável a uma possível volta do horário de verão. “Nunca deveria ter existido, é horrível. A gente já corre tanto e o horário de verão faz você correr. A tribuna da nossa vida é o nosso sono. Não gosto nunca, nunca deveria voltar”.
Jeferson de Santa Maria também expressou sua opinião: “Sobre esse horário de verão, eu sei, esse pessoal deve ganhar muito dinheiro com isso. Só eles, porque o transtorno que traz para a população, não tinha que voltar nunca mais”. Ele destacou que não gosta de acordar uma hora mais cedo, mesmo chegando em casa mais cedo, na sua opinião, não vale a pena.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia atualmente não existe a necessidade de possível retorno. Segundo a instituição, os reservatórios das hidrelétricas estão cheios, e houve um aumento significativo da energia eólica e solar.
Em contra partida com a opinião dos ouvintes da Atividade FM, Filomena de Santo Antônio preferiu não compartilhar sua opinião. Segundo ela, essa não é uma escolha a ser feita pela população. “Adianta nós sermos contra o horário de verão se o dono do país quiser voltar?”.
O horário de verão foi implementado no Brasil com o objetivo de reduzir o consumo de energia. A medida buscava obter um maior aproveitamento da luz natural do sol. Entretanto, apesar da opinião dos ouvintes ou de qualquer estudo que comprove a redução mínima de energia elétrica. A decisão de voltar ou não com o Horário Brasileiro de Verão fica a critério do presidente Lula.
Fonte: Conectado ao Poder
0 Comentários