Foto: Divulgação/TV Câmara Distrital
Nos anos 1970, o escritor dirigiu 10 documentários sobre importantes autores brasileiros
Os 100 anos de nascimento do escritor Fernando Sabino, no próximo dia 12 de outubro, serão homenageados com a exibição de uma mostra de documentários, na TV Câmara Distrital. Uma parceria firmada entre a emissora e o Instituto Fernando Sabino vai exibir 10 curtas-metragens, dirigidos pelo escritor, sobre personalidades da literatura nacional contemporânea. A mostra traz, ainda, o Curta-Ficção Galinha ao Molho Pardo, que apresenta um dos contos mais conhecidos de Fernando Sabino, com a direção de Feliciano Coelho.
O presidente do Instituto, Bernardo Sabino, filho do escritor e jornalista, salienta que a homenagem é uma honra e uma emoção para todos os familiares do escritor. “Ficamos muito felizes. Parabenizo a iniciativa da TV Câmara Distrital pela iniciativa de divulgar a literatura em sua grade de programação”, declarou.
Fernando Sabino nasceu em Belo Horizonte, em 12 de outubro de 1923. Entre as suas obras mais populares estão O Encontro Marcado, O Grande Mentecapto e O Menino no Espelho.
O chefe da Divisão de Rádio e TV da Câmara Legislativa, Saulo Santos Diniz, destaca que a mostra apresenta a faceta de cineasta de Fernando Sabino, que é desconhecida por muitos.
Já o diretor de Comunicação da CLDF, Cleyton do Santos, ressalta a importância da parceria celebrada com o Instituto Fernando Sabino, que doou todo o acervo que será exibido.
Cinema
Fernando Sabino dirigiu, nos anos 1970, 10 documentários sobre importantes escritores brasileiros: Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Erico Verissimo, Jorge Amado, João Guimarães Rosa, Pedro Nava, José Américo de Almeida e Afonso Arinos de Melo Franco. O acervo será exibido na TV Câmara Distrital, a partir do dia 12 de outubro.
Serviço:
Série em comemoração aos 100 anos de nascimento do escritor Fernando Sabino
Estreia: 12 de outubro na TV Câmara Distrital, às 23h20, com transmissão os canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro e 09 da Vivo.
Agência CLDF
0 Comentários