Auxílio solidário

“Temos compromisso diário com todas as pautas e ações de combate ao feminicídio e de amparo às famílias. Juntos, podemos fazer mais, envolvendo governo, sociedade civil, judiciário e entidades”, disse o governador Ibaneis Rocha (MDB) após encaminhar um projeto de lei para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que prevê a criação de um auxílio financeiro de até um salário mínimo para crianças e adolescentes órfãos de feminicídio que tenha menos de 18 anos ou que esteja em situação vulnerável até os 21 anos.
Apoio à jovens vulneráveis

Já na Câmara dos Deputados, o deputado federal Fred Linhares (Republicanos) divulgou que foi protocolado o projeto de lei 3896/23, que se for aprovado terá vigência em âmbito nacional. O projeto busca proporcionar autonomia, educação, profissionalização e fortalecimento de vínculos para jovens provenientes de instituições de abrigo ou órfãos de vítimas de feminicídio, auxiliando na transição para a vida adulta. Dando prioridade para vagas em instituições federais de ensino técnico de nível médio, nos cursos de capacitação, em cursos técnicos profissionalizantes e afins.
Tá falado

“O objetivo desse projeto é também ajudar a diminuir a população de rua e do sistema prisional. Espero, sinceramente, que nosso projeto possa transformar a vida dessas crianças e jovens e, proporcionar um futuro melhor para cada um”, disse Fred.
Desamparo

“A pobreza é o principal motivo que leva as crianças a pararem nos abrigos e só aqui no nosso Distrito Federal, anualmente, 70 jovens saem de abrigos na maioridade, e quando isso acontece, como nós sabemos, eles têm que deixar os abrigos, e por não terem onde ficar, infelizmente muitos vão morar nas ruas, outros se envolvem com drogas e crimes e acabam indo para a prisão”, desabafou o deputado federal Fred Linhares (Republicanos).
Pediu pra sair

O deputado distrital Daniel Donizet fez uma solicitação para a saída o Partido Liberal (PL), após ser alvo de um processo disciplinar devido a acusações de assédio sexual. O pedido de saída foi aceito por unanimidade pelo diretório local do PL, que se comprometeu em tomar medidas cabíveis após a apuração dos fatos. O deputado negou as alegações, oferecendo colaboração com as investigações. Por sua vez, o PL reafirmou seu compromisso em defender os direitos das mulheres e punir casos de assédio e violência de gênero.
Reforma Tributária

O líder do MDB, senador Eduardo Braga (MDB), relator da reforma tributária, apresentou seu plano de ação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O cronograma inclui sete audiências públicas para analisar os efeitos da reforma em diversos setores econômicos e nas finanças públicas da União, estados e municípios. A primeira reunião abordou problemas e soluções da PEC 45 para o sistema tributário. “Até o mês de outubro, como nós havíamos anunciado, pode ser apresentado um relatório na comissão, ser aprovado e a seguir levarmos ao plenário do Senado”, confirmou Eduardo sobre apresentar o relatório na última semana de setembro.
Desafio nacional

“As pessoas estão tendo um certo acovardamento em discutir esse assunto. Esse assunto está avançando hoje na classe política, no poder judiciário, na estrutura toda de poder. Tá ramificando. Ninguém quer assumir a situação, não enfrenta e você vê estados se ajoelharem diante dessas facções”, disse o governador Ronaldo Caiado (UB) sobre o avanço do narcotráfico no país.
Lazer

A prefeitura de Águas Lindas Goiás, anunciou que foi assinado a ordem de serviço para a construção de uma nova quadra poliesportiva entre o Jardim Paraíso e ao Setor 11. “Muito feliz e dessa forma a gente vai trazer uma área de lazer, uma área de atividade física para esses moradores”, disse o prefeito da cidade Luís Antonietti (Republicanos).