Evento tradicional celebra a produção local de morangos com gastronomia, música e entretenimento para todos os públicos.
Brazlândia, 14 de agosto de 2023 – Os primeiros passos estão sendo dados para mais uma edição memorável da Festa do Morango de Brazlândia, que chega à sua 27ª edição, prometendo encher os sentidos dos visitantes com sabores, música e diversão. Organizada pela Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), o evento reúne 40 produtores locais, oferecendo geleias, sucos, tortas, chope e muitas outras iguarias à base da fruta vermelha. Além da celebração da gastronomia, a festa ainda abraça uma exposição agropecuária, shows musicais e um parque de diversões. As datas já estão marcadas: a celebração ocorrerá de 1º a 3 de setembro e de 6 a 10 do mesmo mês.
Um banquete para todos os paladares
O aroma e sabor dos morangos invadirão o ar da região, atraindo apreciadores da deliciosa fruta e da culinária em geral. “Geleias, sucos, tortas e até chope de morango. A festa é um verdadeiro paraíso para os amantes de boa comida”, declara José Luiz Yamagata, presidente da Arcag. No entanto, a diversidade da praça de alimentação é um dos pontos altos do evento, oferecendo uma variedade que vai além do convencional. “Temos também uma presença marcante da culinária oriental”, acrescenta Yamagata. Além disso, as atrações musicais, que vão desde artistas regionais até nomes nacionais, são um ímã para os visitantes.
Uma celebração de encher os olhos
De acordo com a Administração Regional de Brazlândia, a expectativa é que cerca de 500 mil pessoas prestigiem o evento ao longo dos oito dias de festa. Isso não apenas gera um clima festivo vibrante, mas também movimenta a economia local. “Aumentamos consideravelmente o fluxo de visitantes nos meses de agosto e setembro, o que aquece significativamente o comércio da região”, explica Marcelo Gonçalves, administrador da cidade. “O morango tem um papel central nesse ciclo de crescimento econômico”.
Brazlândia: Capital Nacional do Morango
Brazlândia é a grande protagonista desse evento, responsável por impressionantes 96% da produção de morangos na capital do país. Os restantes 4% vêm principalmente de São Sebastião e do Gama.
Segundo dados da Emater-DF, o Distrito Federal colheu 6,5 mil toneladas de morangos em 2022. E a produção tende a crescer ainda mais este ano. “Estimamos um aumento de 7% na produção em relação ao ano passado”, revela Adriana Nascimento, coordenadora de operações da entidade.
“Estamos oferecendo assistência a muitos produtores para superar os desafios da cadeia produtiva do morango, como aquisição de mudas de alta qualidade”. Atualmente, a Emater-DF presta consultoria a 496 produtores.
Apoio e diversidade
A Festa do Morango de Brazlândia conta com o apoio da Emater-DF, da Administração Regional de Brazlândia e das secretarias de Agricultura (Seagri) e Turismo (Setur). O acesso ao evento é gratuito, permitindo que pessoas de todas as idades desfrutem da celebração.
Detalhes da Festa:Local: Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), na BR-080, km 13 – Brazlândia
Dias: De 1º a 3 de setembro (sexta a domingo) e de 6 a 10 de setembro (quarta a domingo)
Horário: Nos dias 1º, 6 e 8, das 18h às 2h. Nos demais dias, das 10h às 2h.
0 Comentários