Edital de seleção escolheu instituições que vão fazer implantação, execução e manutenção do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nas regiões do DF
Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vai firmar parceria com entidades da sociedade civil para implantação, execução e manutenção do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nas regiões do Distrito Federal. São 2.650 vagas a serem ofertadas por instituições escolhidas por meio de edital de seleção. O resultado com as entidades escolhidas está no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (26).
“Trata-se de um serviço de suma importância para as famílias”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “Ele tem caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social”, complementa a gestora.Realizado em grupos e organizado a partir de percursos, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estimula pessoas atendidas a descobrirem novas potencialidades | Foto: Divulgação/Sedes
As entidades selecionadas vão atuar com crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, no período de 48 (quarenta e oito) meses, prorrogáveis por igual período.
SCFV
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) estimula pessoas atendidas a descobrirem novas potencialidades. De acordo com a diretora do SCFV, Priscila Eller, esse trabalho tem a perspectiva de desenvolvimento de competências individuais dos participantes. “Os educadores têm foco em despertar capacidades e aptidões das crianças e dos jovens a fim de contribuir para a proteção e superação de vulnerabilidades vivenciadas por eles”, destaca.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é realizado em grupos, organizado a partir de percursos, garantindo aquisições progressivas para os usuários, de acordo com o ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. É organizado por faixa etária, com o objetivo de garantir o desenvolvimento das atividades de acordo com as necessidades de cada fase de vida.
O DF conta com 16 unidades diretas de execução e outras que atuam como parceiras do governo na execução desse serviço, que atende um total próximo de cinco mil pessoas.
Nesses locais, são desenvolvidas atividades lúdicas, culturais, didáticas e afins. Para serem efetivas e alcançarem os objetivos planejados, as estratégias escolhidas pelos educadores sociais que atuam nesse serviço devem levar em consideração as realidades locais, o perfil e o contexto vivenciado pelos usuários atendidos e suas famílias.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social
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