Marcações feitas no pavimento da passagem subterrânea são usadas para organizar o fluxo e orientar os motoristas
As pistas do Túnel de Taguatinga já estão recebendo suas primeiras sinalizações horizontais. As marcações começaram a ser pintadas sob o pavimento de concreto nesta quarta-feira (24). Os trabalhos foram iniciados pelo lado sul da passagem subterrânea, por onde os veículos seguirão da Avenida Elmo Serejo até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
tracejada vai separar as faixas de rolamento, indicando que ultrapassagens são permitidas no interior do Túnel de Taguatinga. Além disso, cada uma das seis pistas será numerada. A medida facilita a comunicação com os motoristas.
“Muitas vezes, haverá a necessidade de interditar uma das faixas, seja para fazer uma manutenção, seja porque aconteceu algum acidente”, explica Bruno. “Os painéis luminosos instalados na EPTG e na Elmo Serejo poderão informar, com antecedência, exatamente qual pista está bloqueada.”
Faixas sinalizadoras terão o tom cinza-claro contornado em preto; efeito visual se destaca no piso | Foto: Divulgação/SODF
Concluída pavimentação do boulevard do Túnel de Taguatinga
Diferentemente do que é visto nas vias asfaltadas, as sinalizações horizontais do Túnel de Taguatinga não são brancas. “Usamos tinta cinza-claro com contorno preto, para que as marcações possam se destacar no piso de concreto”, conta Bruno. “Com o tempo, o revestimento tende a escurecer, e o contorno passa a aparecer menos”.
A escolha do pavimento rígido para cobrir as seis faixas de rolamento do Túnel de Taguatinga levou em consideração sua alta resistência. Produzido com concreto de cimento Portland (CCP), o revestimento tem vida útil até três vezes maior do que o pavimento flexível, feito de asfalto. E, por isso, é indicado para vias de tráfego pesado.
Faltando 12 dias para entrega do Túnel Rei Pelé para a população, funcionários se debruçam nos ajustes finais. Caminhando pela nova via, já nos deparamos com um túnel sinalizado, sem aquela poeira pesada de obra. Na Sala de Controle, instalações elétricas sendo concluídas. Do lado de fora, na rampa de acesso do BRT, concretagem e paisagismo do talude são os últimos serviços em andamento. O encaixe da Elmo Serejo com a pavimentação na fase final. Esta chegando o grande dia! Continue nos acompanhando para saber mais!
0 Comentários