Marcos Linhares (Sindescritores e Instituto Fazer o Bem) e Marcelo Jorge (MAB)

Poetas vão receber a população, para juntos, declamarem/lerem poemas de todos os estilos

Numa iniciativa do Sindicato dos Escritores do DF (Sindescritores) em parceria com o Instituto Fazer o Bem e com o Museu de Arte de Brasília, neste sábado (20/05), das 9h às 21h, poetas da cidade vão declamar/ler poemas autorais ou não, com participação aberta à comunidade, ou seja, estimulando a população a ir ao Museu e também verbalizarem poemas. . A ação conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC). Tudo será transmitido em tempo real no YouTube @sindescritoresdf7861 e Facebook @Sindescritores

Para o idealizador e coordenador da iniciativa, Marcos Linhares, será um dia de troca de experiências poética e de convidar Brasília a ler/curtir/declamar poesias.

“Convidamos poetas de academias, de várias entidades, repentistas, pessoal das batalhas de rima. afinal precisaremos vencer 12 horas ininterruptas. A oralidade vai mostrar o cheiro, a cor, a musicalidade que um poema traz. Será um momento de reencontro com o pulsar da poesia da capital do Brasil”, afirma,

Ele explica que a cada hora, poetas da cidade se revezarão e, além de ler, facultarão o acesso a quem chegar para usar os microfones do evento. Todos que comparecerem poderão além de falar , conhecer escritores da cidade, pegar autógrafos, adquirirem livros e se aproximarem da produção poética da cidade.

“Também homenageamos o grande poeta Anderson Braga Horta. até aqui, o único poeta da cidade a ganhar o Prêmio Jabuti, na categoria Poesia (2001). Ressalto que ele nasceu em 17 de novembro de 1934 (idade 88 anos) e que estará presente tanto na abertura quanto no encerramento às 21h”, revela Linhares.

O diretor do Museu de Brasília, Marcelo Jorge, ressalta que além desse lindo encontro poético, quem ainda não conhece poderá também conhecer esse belo e significativo aparelho cultural de Brasília.

“Recebemos essa inusitada proposta e aderimos na hora. A poesia das obras que compõem o nosso acervo fará par com os lindos poemas que encherão o nosso espaço neste sábado. Vai ser uma festa!”, finaliza Marcelo Jorge.