Mudança na segunda-feira (12) visa aprimorar controle das demandas, aperfeiçoar o atendimento à população e reduzir filas
Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vai realizar o agendamento dos atendimentos socioassistenciais de suas unidades em um novo formato. O objetivo é otimizar os serviços da Rede de Assistência Social do Distrito Federal. O acesso pode ser feito pelo site da Sedes, pelo telefone 156 e, na segunda-feira (12), em oito agências do Banco de Brasília (BRB).A nova sistemática de agendamento nos Cras visa aperfeiçoar o atendimento, segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra | Fotos: Divulgação/Sedes
São elas:
→ Agência Ceilândia Norte
(QNN 25, conj. C, lotes 2/4)
→ Agência Samambaia
(QN 206, lote 1, conj. A)
→ Agência Paranoá
(Praça Central, Área Especial, Lote 2)
→ Agência Santa Maria
(Quadra Central 1, lote 10, bloco B)
→ Agência P Sul
(Quadra Central, conj C, lote 24, ADE Centro Norte)
→ Agência Planaltina
(SHD, bloco J/A)
→ Agência São Sebastião
(Centro de Multiatividades, lote 6, centro)
→ Agência Recanto das Emas
(Quadra 203, lote 15 , Avenida Recanto das Emas)
O horário de funcionamento das agências será das 8h às 16h.
Os agendamentos serão realizados para o mês de dezembro em unidades que ainda possuem vagas para este mês, bem como para a primeira quinzena de janeiro de 2023, em todas as unidades da secretaria (29 Cras, 14 postos da organização da sociedade civil parceira, sete postos do Na Hora, posto avançado do Setor Comercial Sul). Serão, ainda, disponibilizadas vagas de atendimento em mutirões e ações concentradas organizadas pela secretaria sempre que necessário.
Essas agências farão o agendamento presencial apenas na segunda-feira (12). Já pelo telefone 156 e pelo site, serão abertas novas vagas diariamente
A mudança da sistemática é uma etapa necessária à ampliação dos meios de agendamento disponíveis à população do Distrito Federal, que está sendo implementada pela Sedes. Desse modo, não mais serão realizados agendamentos diretamente nos Cras. Contudo, a recepção das unidades estará apta a orientar os usuários da assistência social na realização dos agendamentos via site.
Atrelado à alteração da sistemática de agendamentos, a Sedes executa um ousado projeto de crescimento do número de Cras no Distrito Federal, que representa um incremento de mais de 30% na rede instalada, com abertura de novos espaços e contratação de novos servidores públicos.
Para as solicitações a seguir não há necessidade de agendamento, devendo o interessado comparecer diretamente a uma das unidades de Cras:
→ Atendimentos relacionados a BPC;
→ Carteirinha do Idoso;
→ Auxílio por Morte;
→ Auxílio Natalidade;
→ Declaração de Isenção para 2ª via de RG;
→ Auxílio na obtenção de documentação civil.
“Em razão da pandemia e do consequente aumento da busca por atendimentos socioassistenciais, a secretaria vem fazendo as gestões necessárias para a melhoria do atendimento à população. A nova sistemática de agendamento visa aperfeiçoar o atendimento, com a ampliação e/ou redistribuição de vagas entre as unidades. Além disso, o agendamento nas agências do BRB, pelo site e pelo telefone 156 pretende evitar que a população enfrente filas para ser atendida”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Além do agendamento direto no site da Sedes, as vagas poderão ser preenchidas via telefone 156 e pessoalmente em oito agências do BRB
“A medida vai permitir um atendimento de mais qualidade para as famílias em vulnerabilidade social. O agendamento via site, pelo telefone 156, e a parceria com o BRB vão reforçar e ampliar o processo de agendamento das famílias aos serviços socioassistenciais. Nosso objetivo é aproveitar melhor a força de trabalho especializada da assistência social e, com isso, reduzir o tempo de espera por atendimento”, reitera a gestora.
Novo sistema
Além do agendamento direto no site da secretaria, as vagas poderão ser preenchidas via telefone 156, com atendimento humano, e pessoalmente em oito agências do BRB, para facilitar o acesso às pessoas que não conseguem agendar pela internet, seja por exclusão digital, ou por dificuldades na compreensão do sistema.
É importante ressaltar que essas agências farão o agendamento presencial apenas na segunda-feira (12). Já pelo telefone 156 e pelo site, serão abertas novas vagas diariamente.
Ao acessar um dos canais indicados, o cidadão já vai ser informado sobre o dia e o horário do atendimento, que acontecerá no mais tardar em janeiro.
Realizado o atendimento socioassistencial, não há necessidade de novos agendamentos. A solicitação deve ser acompanhada pelo aplicativo e-GDF, mediante inserção do número do CPF.
“Ao realizar o agendamento, o beneficiário dos programas sociais do governo federal deve indicar a necessidade de atualização do Cadastro Único, que é sempre alertada no extrato do benefício, de modo a evitar qualquer corte ou suspensão. Para inscrições ou atualizações de Cadastro Único, estão sendo disponibilizadas aproximadamente 16 mil vagas por mês”, reforça Ana Paula Marra.
*Com informações da Sedes
0 Comentários