Ao todo, são cinco serviços que incluem início do processo para 1ª habilitação, Permissão Internacional para Dirigir e solicitação da CNH definitiva. Encaminhamento pode ser feito pelo site ou aplicativo do Detran.

Por g1 DF

Posto de atendimento do Detran-DF, em imagem de arquivo — Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) lançou, nesta quarta-feira (19), cinco novos serviços digitais que podem ser feitos por aplicativo ou pelo site da autarquia, sem a necessidade de agendamento ou intermediários:

Início do processo da 1ª habilitação
Renovação da CNH
Permissão Internacional para Dirigir (PID)
Solicitação da CNH definitiva

Para acessar, os motoristas devem entrar no Portal de Serviços do Detran do Distrito Federal, ou baixar o aplicativo "Detran Digital".

"A emissão de segunda via da CNH, da Permissão Internacional para Dirigir (PID) e da CNH definitiva, passam a ser totalmente automatizados, ou seja, sem necessidade de atendimento presencial", diz o Detran.

O prazo para emissão e o envio para o endereço do motorista é de 72 horas, no máximo, caso não haja nenhum tipo de restrição, diz o Detran. Para a renovação da CNH é preciso fazer a biometria e procurar uma clínica credenciada para a realização dos exames médicos.

Para a primeira carteira de habilitação, além da biometria, o motorista deve passar por um Centro de Formação de Condutor (CFC).

"O principal objetivo é facilitar, cada vez mais, a vida do cidadão, evitando filas e deslocamentos desnecessários", diz o diretor de Tecnologia da Comunicação e Informação, Fábio Jacinto.