Segundo levantamento, 97,7% dos domicílios de Brasília têm acesso à rede. Forma mais usada para conexão é o celular.

Por Walder Galvão, g1 DF

Pessoas mexem em celular — Foto: Reprodução

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), divulgada na sexta-feira (16), pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o Distrito Federal tem o maior percentual de residências com uso de internet no Brasil. Segundo o levantamento, a rede foi usada em 97,7% das casas em 2021.

Com 94,2%, São Paulo aparece em segundo lugar no ranking. Em seguida, estão Santa Catarina (92,9%), Amapá (92,9%) e Goiás (92,5%).

De acordo com o levantamento, a forma que os brasilienses mais usam para acessar a internet é o celular. Em segundo lugar, está o computador ou tablet, seguido pela televisão.

Veja os dados por região:



Em 2021, internet foi usada por 84,7% da população com mais de 10 anos de idade
Regiões Centro-Oeste e Sudeste lideram, enquanto Norte e Nordeste têm os índices mais baixos.

Clique na barra para visualizar outros valores


O uso do telefone se manteve estável. Segundo a pesquisa, 2021 foi o primeiro ano em que a televisão superou o uso de computadores para acessar a internet (veja tabela acima).

A pesquisa não foi realizada em 2020, por conta da pandemia de Covid-19. Por conta disso, a comparação foi feita com 2021.

Finalidade

A pesquisa revela ainda que receber mensagens de texto, voz ou imagens foi a principal finalidade do acesso à internet no Distrito Federal em 2021. Ao todo, 97,5% das pessoas com 10 anos ou mais afirmaram que usam a tecnologia para essa finalidade.


Em segundo lugar, estão as pessoas que usam a internet para conversar por chamada de voz ou vídeo. Segundo a pesquisa, 96,7% dos usuários afirmaram que usam a rede para essa finalidade.


Percentual de pessoas que usam internet, por grupos de idade, no DF — Foto: IBGE/Reprodução

Outro ponto que o levantamento do IBGE mostra é que a internet é mais usada entre os estudantes. Em 2021, 98% de pessoas que estudavam disseram usar a tecnologia.

Entretanto, o percentual de pessoas não estudantes que usa internet também é considerado elevado pela pesquisa: 94,9%. Além disso, o grupo etário entre 20 e 24 anos é o maior com acesso à internet no DF.