Resposta: Prestando atenção na saciedade.
Após comer, existem 4 possibilidades quando falamos em saciedade:
1) Satisfeito: quando comemos e ficamos fisicamente confortáveis com o quanto comemos. Não estamos sentindo nada de ruim no corpo, apenas o prazer de ter comido. Esse é um ponto bastante interessante para parar de comer, sobretudo quando a comida não está maravilhosa e/ou quando se tem pouco tempo para comer.
2) Cheio: aqui a sensação é que comemos um pouco a mais, mas sem sensações ruins no corpo. Muitas pessoas descrevem como uma leve sensação de estufamento. É comum de se chegar a esse ponto quando a comida que está comendo é algo gostoso que não se come há muito tempo. É um ponto ok para se chegar ocasionalmente.
3) Estufado: a sensação física é ruim nesse estágio, algumas pessoas descrevem como dificuldade para achar posição para dormir, sentir a calça apertada, dificuldade para levantar da mesa por dificuldade para caminhar, entre outros. Esse ponto é comum em festas e em confraternizações. É ponto bastante problemático para se chegar com frequência. Indica que vc ultrapassou a quantidade de comida de necessária para o seu corpo.
4) "Não cabe nem mais uma gota d'água": sensação extremamente ruim fisicamente. Geralmente descrita como "se eu comer mais qualquer coisa irei vomitar". Essa sensação deriva por ter alcançado a capacidade quase máxima do seu corpo naquela refeição. É bastante característico de problemas mais severos da alimentação se acontece com frequência. É comum após episódios de compulsão alimentar, embora não seja uma regra nem uma exclusividade.
Treinar perceber a saciedade é tão importante quanto perceber a fome. Perceber no seu corpo o par fome-saciedade é o substituto para as listas com quantidades que muitas pessoas acreditam que seja a única possibilidade de comer bem e saudável.
0 Comentários