A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o consumo de 2400mg de sódio diário para um bom funcionamento do organismo. Mas as pessoas consomem quase ou mais que o triplo dessa quantidade recomendada diariamente, mesmo sem perceber, pois até os alimentos ditos como doces, são ricos em sódio. Usando um exemplo prático disso, basta verificar quantidade de sódio de uma porção de biscoito recheado (doce), caso tenha um acessível, analise a tabela nutricional no verso da embalagem. Impressionante, não é mesmo? Quem diria que algo tão doce e agradável favorece a pré disposição à uma hipertensão (pressão alto no sangue) Agora fique impressionado (a) com a quantidade de sódio que tem um tempero pronto, desses de pacotinho, que da pra temperar arroz, feijão, legumes, carnes e etc. São detalhes que a maioria da população não prestam atenção: As informações contidas na embalagem.
O problema do consumo excessivo de sódio inicia nos vasos sanguíneos, pois o sódio tende a reter água, ou seja, quanto mais sódio no sangue, mais água, minerais e até oxigênio são retirados. O coração se esforça mais para distribuir mais sangue aos tecidos, na tentativa de suprir os nutrientes eliminados pelo sódio. Para isso, o músculo cardíaco precisa aumentar a pressão de bombeamento, dando origem a uma das doenças mais graves que o organismo por de ter: a hipertensão.
Com o coração bombeando mais, os vasos sanguíneos, na tentativa de reduzir a quantidade exacerbada de sangue, contraem-se desencadeando um círculo letal: Com vasos contraídos, o coração não recebe a irrigação necessária para alimentar tanto esforço, o pouco de sangue que recebe tem pouca água, minerais e oxigênio e com o tempo a alta pressão torna as paredes dos vasos mais espessas e rígidas, o que aumenta o risco de entupimento ou rompimento desses vasos sanguíneos e, consequentemente, o infarto e derrame.
Constantemente o sangue passa pelos rins para ser filtrado e "volta limpo" para o organismo. Quando o sangue tem pouca água, não há líquido suficiente para formar a urina, responsável por eliminar as impurezas para fora do corpo. Os rins então passam a acumular tais impurezas, que aglomeradas podem dar origem as pedras nos rins.
Entendeu, o porque a OMS recomenda apenas 2400mg de sódio diariamente? agora tenho certeza que começará a olhar melhor os rótulos dos produtos alimentícios antes de compra-los ou ingeri-los. Comer saudável ou pouco, sem as medidas nutricionais adequadas não é sinônimo de saúde, é necessário o auxílio de um nutricionista para elaboração de um cardápio adequado, que facilite o seu dia a dia, mantendo as refeições reguladas, principalmente a quantidade ideal de sódio, assim como o seu fracionamento diário.
0 Comentários