As participantes de 31 regiões administrativas realizarão o primeiro ensaio neste sábado (11), no ginásio do Taguaparque. A grande final será sexta-feira (17), a partir das 19h30

Com vassouras, pás e carrinhos de lixo como principais ferramentas de trabalho, 31 mulheres têm como rotina manter limpas ruas e avenidas do DF. Mas, desta vez, elas terão a oportunidade de esbanjar a feminilidade, beleza e simpatia durante a realização da 2º edição do Miss Gari DF, em Vicente Pires. As representantes de diversas regiões administrativas disputarão a faixa do concurso que será sexta-feira (17), a partir das 19h30h, no auditório do Taguaparque.

Neste sábado (11), às 15h, no ginásio do Taguaparque, as participantes realizarão o primeiro ensaio, no qual terão o primeiro contato com o mundo das passarelas e encaram o desafio de conquistar a faixa da mais bela gari do DF. Para isso, as candidatas terão ajuda voluntária de diversos profissionais, como maquiador, estilista, cabeleireiro e coreógrafo. O evento é realizado pela Administração de Vicente Pires e conta com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), as empresas Valor Ambiental e Sustentare, além de parceiros na área de eventos de beleza, como Clóvis Nunes responsável pelo Miss DF e o instituto Embelleze.

Uma das idealizadoras do evento e fiscal de varrição Fátima Dias, de 45 anos, e há 15 atuando diretamente na limpeza urbana do DF, diz que a iniciativa surgiu para resgatar a autoestima das garis, além de despertar a consciência da sociedade na valorização desses profissionais. “Nosso intuito é valorizar essas mulheres que batalham dia a dia para levarem o sustento para suas famílias. Nada mais justo do que proporcionar um dia de beleza para essa classe tão importante para a sociedade”, ressaltou Fátima.

Dolessandra Soares Oliveira, de 31 anos, foi à vencedora do primeiro concurso realizado ano passado, em Ceilândia. Ela disputou o título com outras 12 candidatas e explica a emoção de ser eleita a primeira Miss Gari do DF. “Mais do que conquistar a faixa, foi receber o reconhecimento das pessoas. Além de representar essas mulheres que sofrem o preconceito diário nas ruas da cidade. Provamos que por trás de qualquer uniforme seja ele qual for somos mulheres, mães e chefes dos lar”, enfatiza Dolessandra.

Para o administrador interino de Vicente Pires e vice-governador do DF, Renato Santana, a proposta do concurso é dar oportunidade, reconhecimento e visibilidade para os profissionais que atuam na limpeza urbana, apesar de ser dever de todo cidadão ajudar a manter a cidade limpa, o que no nosso dia a dia acaba sendo feito pelos garis. “Muita gente ainda tem pensamento de que eles têm a obrigação de recolher os lixos jogados nas ruas e avenidas pela população, mas pelo contrário, isso acaba gerando uma sobrecarga de funções, impedindo que o serviço seja feito com a qualidade que necessita, gerando problemas como alagamentos e proliferação de zoonoses. Nada mais justo do que valorizarmos esse profissional”, ressalta Renato Santana.

2º edição do concurso Miss Gari

Data: sexta-feira (17)

Horário: a partir das 19h30

Local: auditório do Taguaparque

Dias de ensaio: sábado e domingo (11 e 12), às 15h, no ginásio do Taguaparque e quinta-feira (16), às 20h, no auditório do Taguaparque.