Marcelo Rangel
Os pesquisadores submeteram alguns homens a ler artigos que sugeriam que a população local tinha mais integrantes do sexo masculino que do feminino. Após a leitura, eram perguntados: quanto eles poderiam economizar do salário a cada mês e quanto poderiam sacar dos cartões de crédito como empréstimo para realizar mais compras. Quando leram que havia um excedente de homens na população, os entrevistados respoderam que, em média, economizariam 42% menos e fariam empréstimos de até 84% mais. Alerta de perigo!

Os gastos reais de algumas localidades dos Estados Unidos também foram analisados, e o mesmo foi comprovado: quanto menos mulheres, mais compras e dívidas feitos pelos homens.

Ao analisar comerciais de produtos voltados para o público masculino que mostravam mulheres atraentes, o estudo concluiu que eles são menos eficientes que os que também mostram moças muito bonitas, só que cercadas por homens. O efeito de ver essas propagandas é “como se o nível de testosterona fosse catapultado às alturas”, segundo Vladas Griskevicius, professor de markerting da MU. De que vale “ganhar” a moça exibindo seus bens e depois ela descobrir que você está mais do que no vermelho por causa deles, que você não é capaz de equilibrar suas contas? Não é questão de ser um pão-duro, mas de usar o bom senso.

Razão versus impulsos

Griskevicius considera que essa tendência de gastos é o mesmo que acontece em alguns grupos de espécies animais em que há escassez de fêmeas: os machos competem mais entre si. “Mas o homem tem a capacidade de controlar esses impulsos, de não ceder a eles, e os bichos não”, diz o professor.

E usar a razão é mesmo muito eficaz, pois contrair dívidas só para impressionar mais as mulheres – as que cedem a esse tipo de coisa, obviamente – é um tiro que sai pela culatra. Sim, existem mesmo as que procuram aquele homem que ostenta mais, mas também há aquelas que preferem um cara que possa construir com elas relacionamentos mais sólidos, com equilíbrio, que tenha mais valores na cabeça que apenas aqueles impressos na etiqueta pendurada na roupa ou na conta do restaurante.

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