Flavia Francellino
Todo fim de ano é a mesma coisa: olhamos para o nosso guarda-roupa e decidimos que não temos nada bom o bastante para vestir. Olhamos as vitrines com roupas reluzentes e cheias de combinações descoladas; os editoriais de revistas com produções inacessíveis para a maioria de nós e os blogs de moda com todas as possibilidades de looks para o dia, a tarde e a noite. É o look do dia mesmo, já que na maioria das vezes as peças que estão ali serão usadas apenas naquele dia. Duvida?
Se eu te desafiar a abrir seu armário, tenho certeza que vai encontrar aquela blusa de paetês que usou no Réveillon de 2013, a saia que vestiu na formatura do mês passado ou o vestido branco que usou na confraternização de mil novecentos e bolinha encalhados. Geralmente é assim: compramos aquela peça "uau" que em menos de 24 horas estará no Facebook e logo em seguida será sentenciada a nunca mais sair do nosso armário.
Se você faz parte do time acima, não há mais motivos para se preocupar. Isso porque não é de hoje que a moda é democrática e nos permite brincar com ela. É para isso que serve o estilo high-low ou simplesmente hi-lo (lê-se “rai lou”), que nada mais é do que a mistura de peças high (alto em inglês, referindo-se a peças mais sofisticadas ou de tecidos nobres) com itens low (baixo em inglês, que diz respeito às peças utilizadas no dia a dia).
O termo também tem relação com a combinação de peças mais caras com as das famosas fast fashion, do social com o esportivo ou a mistura entre tecidos – por exemplo, a delicadeza da renda e com a irreverência do couro. Seja lá qual for sua escolha, o resultado será despojado, original e tudo é possível. Sim, podemos abusar das blusas e camisas básicas do nosso guarda-roupa e combiná-las com peças de alfaiataria e até mesmo acrescentar um pouco de brilho. Se interessou? Então, confira nossa seleção.
Saia do lugar comum
Esqueça a ideia de levar aquela saia mais estruturada apenas para a festa e leve-a para passear uma tarde dessas no shopping. A descontração é garantida quando a combinação for com uma camiseta ou camisa divertida. As mais estilosas podem optar por flats nos pés. E até usar um tênis vintage.
Brilho para o que der e vier
Quem disse que ele foi feito para usar apenas à noite? Para um look irreverente e adaptado para o dia, você pode apostar no menos óbvio: a boa e velha calça jeans. As mais fashionistas podem adotar a opção boyfriend, dobrada na barra, ou o jeans destroyed. À noite, uma combinação mais elaborada pode dar as caras.
Hi-lo nos acessórios
É hora de você desenterrar aquele maxicolar do seu armário! Um almoço entre amigas, uma tarde descontraída, um reunião de trabalho são possibilidades para que você se encoraje a fazer diferente. Mas atenção: acessórios imponentes pedem peças neutras para que o look dê certo. Além de ser uma opção segura, dão aquele “up” no visual.
Alerta fashion
Embora o estilo seja permissivo, o bom senso fica por sua conta. Respeite o lugar e a ocasião e evite exageros no look , ok?
0 Comentários