Mês de férias deixa estoques baixos para atender bebês internados.
Os Bancos de Leite do Distrito Federal enfrentam a redução do número de doações de leite materno em janeiro e alertam para a necessidade do reabastecimento urgente dos estoques.
O Distrito Federal conta com 15 bancos de leite que fazem a cobertura de 100% das maternidades e coletam cerca de 1,4mil litros de leite por mês. As unidades funcionam para garantir alimentação adequada a crianças que nascem com baixo peso, prematuras ou com algum problema de saúde e que precisam permanecer internadas no hospital após o nascimento.
Segundo a coordenadora da rede de Bancos de Leite do DF, Mírian Santos, apesar de em 2013 o volume coletado ter sido maior que ano de 2012, o número de crianças que receberam não acompanhou.
“Neste perdido de ferias as doações diminuem, pois as doadoras habituais viajam, necessitamos com urgência de novas doadoras. O freezer do Hospital Materno Infantil (HMIB), por exemplo, já está vazio e estamos pedindo ajuda para outros Bancos da rede. A situação está crítica para atender a demanda”, afirma Mírian Santos.
Segunda a coordenadora, toda mulher saudável que goza de boa saúde e esteja amamentando pode doar leite. As doadoras podem ligar para o telefone 160 opção 4, que um bombeiro recolherá o leite em casa.
“A equipe é muito atenciosa, além de recolher o leite, as mães podem tirar dúvidas sobre a amamentação e a doação do leite excedente”, explica Mírian.
CUIDADOS: As mães que são doadoras devem observar alguns cuidados ao colher o leite:
- para armazenar o leite utilizar frasco de vidro com tampa de plástico
- colocar vidros e tampas numa panela e cobri-los com água
- ferver tudo por 15 minutos
- deixar vidros e tampas escorrerem sobre um pano limpo até secar. Fechar o vidro sem tocar na parte interna da tampa.
- colocar um touca ou lenço para cobrir os cabelos.
- colocar uma fralda ou máscara sobre o nariz e a boca.
- lavar as mãos e braços até o cotovelo com são e água
- antes de iniciar a coleta, lavar as mamas apenas com água
- secar as mãos e as mamas com uma toalha limpa
- evitar conversar durante a retirada do leite
- retirar o leite quando as mamas estiverem muito cheias, antes ou depois das mamadas.
0 Comentários